Gastos com energia: como economizar na conta de luz

07 jul 2022

Os excessivos gastos com energia, seja em uma residência ou em um comércio, impactam diretamente nos custos finais do mês e, por isso, ter alguns cuidados para minimizar esse gasto faz toda a diferença. Com isso, muitas pessoas acabam se questionando sobre o quanto do orçamento mensal é dedicado ao pagamento da conta de luz.

É bem provável que, nos últimos anos, o valor dedicado à energia elétrica tenha subido bastante, visto que o Brasil acabou registrando o consumo de 68.095 megawatts médios de energia elétrica no primeiro trimestre de 2022 e, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve uma alta de 0,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Dicas para economizar energia em casa ou no apartamento

De acordo com Lucas Cruz, fundador da Eletru, e-commerce especializado em materiais elétricos, em Teresina (PI), outro fator que contribui para aumentar os gastos com energia elétrica é a variedade de equipamentos e eletrodomésticos que são utilizados tanto em casa quanto na loja de materiais, o que faz com que muitos aparelhos fiquem ligados simultaneamente aumentando o gasto energético. “Em tempos de aumento no valor da energia, é importante identificar maneiras de reduzir o consumo e fazer com que a conta venha mais baixa”, destaca. Confira a seguir algumas dicas para reduzir o consumo de energia elétrica:

 

  • Aproveite a iluminação natural;
  • Use lâmpadas de forma consciente;
  • Otimize o uso da máquina de lavar;
  • Higienize e faça a manutenção do ar-condicionado;
  • Tire os aparelhos da tomada e tenha eletrodomésticos mais eficientes.

 

Ainda, de acordo com o CEO, as lâmpadas de LED são uma excelente alternativa para quem deseja economizar energia, pois elas são 12 vezes mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes comuns, e isso se reflete diretamente nos gastos finais da conta de luz. “Outra vantagem é que iluminam mais intensamente com menos gasto energético”, afirma. Outro aparelho que é crucial no aumento ou redução da conta de luz é a geladeira. “A geladeira é responsável por cerca de 30% do gasto energético de uma casa. Mas é possível reduzir o consumo”, explica Lucas.

Como economizar energia na loja de materiais de construção

Para Felipe Chiconato – Sócio da Empresa Empreenda 360, normalmente o que mais puxa energia são equipamentos como ar condicionado, aquecedor, freezer, e estrutura elétrica defasada. O ideal seria sempre que possível não usar os equipamentos listados acima, modernizar o sistema elétrico e, por fim, aumentar os esforços para investir em energias renováveis como a solar, que a longo prazo permite recuperar e muito o investimento.

Uma ótima atitude para controlar os gastos de energia na loja de materiais é ter o costume de acompanhar o medidor, mais conhecido como “relógio de energia”, e verificar como está o consumo. “Mas o grande problema é termos as oscilações de bandeiras que aí não temos muito como ajudar, mas pense em ir acompanhando para não ser pego de surpresa”, orienta. Outra dica é, ao invés de apagar as luzes da loja e deixá-la escura, otimizar a iluminação ao utilizar lâmpadas de led, usar menos ar condicionado e modernizar o sistema elétrico.

Aproveite para aprender como utilizar sistemas de gestão  para manter a saúde financeira da loja:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/saude-financeira-gestao/ 

 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!