Gamificação: saiba como implementar na sua loja

Engajar, motivar e capacitar colaboradores é um desafio para a gestão de qualquer empresa. Com o varejo de materiais de construção, o cenário não é diferente, principalmente por ser um setor com variedade de mercadorias. Nem sempre é fácil instruir os vendedores sobre as qualidades e diferenciais dos produtos e lançamentos. Então, que tal pensar fora da caixa? A gamificação pode ser uma importante ferramenta para quem está buscando formas criativas, leves e divertidas de manter equipes preparadas e comprometidas.

A gamificação é uma estratégia que pode ser utilizada em qualquer área do negócio, desde que existam pessoas envolvidas nos processos. “No momento em que eu tenho pessoas e um objetivo muito claro para alcançar, posso usar a gamificação, seja para aumentar as vendas ou reduzir a rotatividade de colaboradores”, explicou Rômulo Martins, cofundador da Niduu, durante webinar realizado pela Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção.

 

Mas, afinal, o que é gamificação?

De forma simples: a gamificação é a utilização de dinâmicas e mecânicas de jogos com a finalidade de promover o engajamento de colaboradores em treinamentos corporativos. “É aquele treinamento que você, varejista, quer levar para o seu time de forma mais leve, para que ele tenha acesso a pequenas vitórias, como um game”, esclareceu Martins.

 

E como aplicar a metodologia de gamificação?

Segundo o co-fundador da Niduu, na gamificação, são utilizados recursos como rankings e sistemas de pontos, assim como o uso de aplicativos especializados no tema. A competição é um dos elementos desse método.  Para aplicar essa ferramenta em uma loja, por exemplo, é necessário seguir alguns passos:

  1. Defina muito bem o objetivo do seu game. Por exemplo: aumentar as vendas de determinado produto;
  2. Crie regras que representam as limitações e as condições para atingir esse objetivo, com um sistema de pontos de acordo com cada venda ou cada conhecimento obtido sobre aquele determinado produto. Lembre-se de que seu game deve ser dividido em etapas/estágios a serem conquistados;
  3. Tenha um sistema de feedback constante. É importante mostrar o progresso para os participantes. Por isso, utilizar pequenas premiações e/ou bonificações em um sistema de recompensas em que o colaborador acumule pontos;
  4. Avalie os resultados de aprendizados e gaps de conhecimento.

É interessante também criar uma história para contar aos participantes. Ou seja, busque estabelecer um roteiro a ser cumprido, juntamente com as missões a serem realizadas pelos colaboradores. Tente despertar a curiosidade. Você também pode utilizar o recurso de avatar, criando personagens para os profissionais.

Utilize essa metodologia para aprendizado!

A gamificação pode ser utilizada para diversas finalidades que vão muito além de aumentar a produtividade de venda de um time comercial. É possível utilizar essa metodologia para treinar e capacitar equipes. Desenvolva uma trilha de aprendizado, em que os colaboradores recebem informações, passam por testes e avançam pelos níveis do game conforme o conhecimento que receberam.

 

Quais são os benefícios da gamificação para a minha loja?

                Essa metodologia permite que o aprendizado seja prazeroso e envolvente. Trata-se de uma ferramenta que busca engajar o time e levá-lo a um objetivo em comum. Após implementada, além de fazer a diferença nas vendas da sua equipe, a gamificação traz outros benefícios, como:

  • Mantém a equipe preparada e qualificada;
  • Melhora o engajamento entre os colaboradores;
  • Traz motivação para os times;
  • Impulsiona o aprendizado e a produtividade;
  • Desenvolve o alinhamento dos profissionais com o negócio.

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