Cinco dicas de fotografia de produtos para você vender melhor

Com o aumento das vendas via internet e marketplaces, o consumidor deposita a confiança na qualidade de um produto através de sua apresentação, ou seja, da imagem fornecida. Por isso, é muito importante para o vendedor entender bem como ele funciona e prever as dúvidas que o seu cliente possa ter para preparar uma forma de apresentá-lo mais completa. A apresentação de um produto faz toda a diferença e pesa na hora de um consumidor realizar uma compra. Em uma loja de materiais de construção, por conta do tipo de produto, a fotografia de produto se tornou um desafio da venda on-line a partir do momento que a necessidade aumentou muito durante a pandemia.

De acordo com Giselle Veríssimo, fotógrafa da 1001 Clicks®, para despertar o desejo de compra, o cliente precisa confiar que a pesquisa e a foto são o que estava procurando, entender exatamente o que está sendo vendido, mostrar ângulos diferentes ou detalhes do que costuma gerar dúvidas, passar credibilidade e ter fotos condizentes com o que está sendo vendido. “Quando um cliente entra no site para comprar algo, a imagem do produto já está na cabeça dele. Quando ele visualiza o que está procurando, basicamente, ele precisa entender o que está sendo vendido”, ressalta.

Ainda, segundo a fotógrafa, na hora de divulgar os materiais vendidos em uma loja de materiais de construção é muito importante que o consumidor tenha a visualização do real, ou seja, a apresentação em seu ambiente natural é uma ótima forma de trazer clareza sobre o produto. Isso traz o produto para a realidade do consumidor e ajuda na compreensão.

É necessário pensar como o consumidor ficaria satisfeito com o que está vendo. Isso ajuda a tornar a imagem mais palpável, pois o cliente costuma tentar visualizar a peça com algo que ele já conhece. A ambientação das peças também é um fator essencial na hora de tirar boas fotos de produtos. “Imagina que um revestimento cerâmico tenha um certo relevo, por exemplo. Uma foto frontal dessa peça não mostraria o relevo adequadamente. Mostrando a peça mais de perspectiva ou totalmente de lado, mostraria este relevo”, orienta.

 

Dicas para tirar boas fotos na loja de materiais

O primeiro passo na hora de tirar boas fotos para a sua loja de materiais é determinar onde as imagens serão utilizadas. É preciso entender que para cada meio, seja ele site próprio, marketplace, redes sociais ou catálogo, as imagens precisam ter um formato e um tipo de tratamento. Ter essas informações em mente é importante para saber se poderá fazer fotos ambientadas ou fotos com padrão e-commerce fundo branco. Depois disso estar claro, é necessário entender qual o tipo de fotografia que deverá ser feita. Ter essa definição te ajudará a economizar tempo e dinheiro, tendo em vista que a sessão de fotos será mais assertiva. Confira abaixo algumas dicas fotográficas para melhorar as suas imagens:

 

  •  Determine a destinação das imagens.
  • Pesquise ou faça cursos de fotografia.
  • Determine a ambientação para as fotos.
  • Atente-se para a iluminação dos produtos.
  • Contrate bons profissionais ou um estúdio fotográfico.

 

Com essas informações em mente é a hora de determinar se as fotos serão feitas por conta própria ou contratadas com um profissional, como um estúdio especializado em e-commerce. Outra opção é realizar cursos on-line para entender mais sobre iluminação, ajustes de câmera e tendências do seu mercado e do seu cliente. Testar, fazer várias fotos e avaliar com os clientes se elas atenderam o que ele esperava. “Ao contratar um estúdio especializado em e-commerce, é importante deixar claro todas as necessidades, como dimensões da imagem final que o site/marketplace pede, prazo de entrega das fotos finais, entre outros detalhes que achar relevante referente a isso”, ressalta.

Além disso, é fundamental conhecer bem o produto que está sendo vendido e entender o que o cliente precisa ver nas fotos para decidir comprar. Esse é o principal aspecto a ser levado em consideração. “Muitos e-commerces estão colocando as imagens dos produtos de qualquer jeito, seja com baixa qualidade ou falta de ângulos, para elucidar o que o cliente precisa ver e ajudá-lo a ter certeza de que o produto é o que ele precisa ou para, simplesmente, tirar determinadas dúvidas mais rapidamente”, alerta.

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