Saiba quais as 5 ferramentas de construção que você precisa ter em casa

Da instalação de uma prateleira para pequenas manutenções em casa, possuir suas próprias ferramentas pode salvar o seu dia, além de economizar tempo e dinheiro. Quando se fala de pequenos reparos ou modificações simples, como pregar um quadro na parede, ter os itens certos à disposição vão facilitar essas tarefas do cotidiano.

Hoje em dia, não é preciso ser muito habilidoso para fazer pequenos reparos e tarefas simples. Os utensílios certos já ajudam a alcançar os objetivos desejados. Porém, quando falamos de serviços maiores e mais complexos, não se pode deixar de chamar um profissional qualificado para o trabalho.  

Mas para pequenas instalações e emergências do dia a dia, um bom kit de ferramentas vai ser o suficiente para se lançar nessas tarefas sem medo.

 

Quais tipos de ferramentas devo ter em casa?

Um cuidado quando se fala em reparos e instalações em casas, que não necessitam de mão de obra profissional, é não buscar alternativas para ferramentas. Usar facas e outros objetos pode ser perigoso e causar acidente, além de poder danificar ainda mais o que precisa de manutenção. Escolha sempre a ferramenta certa para a função que foi criada.

 

Martelo

Quando se fala em ferramenta para a casa, uma das mais populares é o martelo. Tem a função de colocar e tirar os pregos. A utilização dele é simples e existem diversos modelos, seja para reparos que demandam maior precisão, aos que necessitam de mais força no manuseio. 

 

Jogos de chaves

Chave de fenda, Philips, Allen, inglesa, entre outras, são tantas opções, mas qual delas colocar no kit ferramentas? A resposta é “todas”, afinal, cada uma delas tem a sua função e grande utilidade em reparos e instalações. Na hora de trocar uma resistência, apertar aquela prateleira que soltou, elas são ideais. Conheça as principais chaves:

  • Chave de fenda: feita para ser usada em parafusos. É o modelo mais comum.
  • Chave Philips: utilizada em parafusos que têm duas aberturas centrais que formam uma cruz. 
  • Chave Allen: feita para parafusos que tem a abertura central em formato de hexágono.
  • Chave Fixa: serve para apertar ou soltar parafusos que possuem a cabeça sextavada.
  • Chave Inglesa: parecida com a chave fixa, mas que tem sua abertura ajustável. Essencial para cuidar da parte hidráulica da casa.

 

Alicate universal

O alicate é um dos itens básicos do kit ferramentas. Ele é prático e fácil de usar, principalmente, para segurar peças com firmeza e segurança. Sendo uma ótima opção para trabalhar na parte elétrica ou de encanamento.

 

Furadeira

Investir em uma furadeira é uma excelente opção para compor o kit ferramentas para casa. Elas são úteis em diversos momentos, ao trazer precisão para qualquer instalação que precise de perfuração em paredes, madeiras entre outros materiais. Lembre sempre de conferir a parede que está furando com a ferramenta, para que nenhuma tubulação seja danificada.

 

Trena

Esse é o utensílio ideal para medir corretamente ambientes e móveis, e ter consciência do espaço que possui. Com as medidas corretas é possível evitar desperdícios na obra, reforma ou nas instalações dos móveis, ao comprar e construir materiais no tamanho certo. 

 

Com o home office, muitos espaços precisaram ser reformados ou adaptados. Confira em nosso e-book especial dicas para otimizar espaços: https://landing.grupofragnani.com.br/home-office