Como fazer promoções: dicas de estratégia para o sucesso da ação

23 maio 2022

As promoções são, sem dúvidas, essenciais para a atração de novos clientes em lojas de materiais de construção. O benefício desse tipo de estratégia promocional vai muito além de trazer o consumidor para dentro dos estabelecimentos. Ela também ajuda a informar, convencer e lembrar quem já é cliente do negócio sobre os produtos e serviços oferecidos, além de manter a performance de vendas aquecida e o estoque girando.   

Mesmo sendo uma estratégia já conhecida pelos lojistas, a execução de uma promoção ainda traz diversas dúvidas. Quando e como fazer? Qual objetivo cumprir? O que é preciso para criar ofertas efetivas? Como fazer o planejamento ideal? Esses são apenas alguns dos questionamentos que percorrem a cabeça dos administradores.

Para elaborar uma promoção de sucesso, o primeiro passo é entender o momento certo de criar ofertas na loja. Segundo Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), existem duas ocasiões bem interessantes para a realização de um esforço promocional: épocas de alta sazonalidade, como Natal e Dia das Mães; e períodos de baixa demanda no negócio. 

“No momento de alta sazonalidade, o objetivo da promoção deve ser aproveitar a demanda aquecida e converter em vendas. Já nos períodos de baixa demanda, o esforço promocional está justamente em trazer para loja aquele consumidor que não estava pensando em comprar”, explica Terra. O presidente da SBVC reforça que o momento certo é relativo para cada empresa e cabe à gestão entender qual é o melhor tipo de esforço em cada ocasião. 

 

Use a criatividade

O erro mais comum na hora de criar uma promoção é não usar criatividade ou inteligência estratégica, optando apenas por uma única alavanca promocional: o desconto. É o que diz o executivo da SBVC. “O desconto é a alavanca promocional mais usada, mas também é a mais cara”.

Segundo Terra, existem diversas formas criativas para desenvolver promoções, como: pague três e leve dois, combos de produtos e ações de cashback (palavra inglesa que literalmente significa “dinheiro de volta”). Outra dica interessante é realizar eventos na loja, como um festival de cerâmica, por exemplo, ou uma palestra com especialistas sobre tendências de mercado. 

 

Divulgue a sua promoção

“Não adianta criar um grande esforço promocional se o consumidor não ficar sabendo”, alerta Terra. É importante comunicar os clientes, por isso o marketing é tão importante para os pequenos negócios

Propaganda em rádios, jornais, revistas e na internet; carros de som e faixas; e brindes e sorteios são algumas das estratégias que você pode utilizar para divulgar a promoção da sua loja. Lembre-se sempre de criar uma estratégia e determinar a maneira que irá divulgar seus produtos, pois elas implicam em custos. 

“Investir em veículos de comunicação é importante, mas essa estratégia pode ser muito cara para algumas empresas. Por isso, a minha sugestão é utilizar a base proprietária de clientes. Ou seja, se relacione com as pessoas que consomem em sua loja através de WhatsApp e redes sociais”, aconselha o presidente da SBVC.

 

Planeje o seu estoque

Outro erro bastante comum é não manter a loja preparada para as consequências de um esforço promocional. Em outras palavras: não conseguir atender a demanda criada pela promoção, tanto em estoque quanto em qualificação da equipe de vendas

“Antes de criar uma promoção é necessário ter um planejamento de estoque para atender as necessidades da estratégia. Ter um esforço promocional sem preparação e controle de estoque pode ser um tipo no pé. A loja vende diversos produtos com preço rebaixado e depois fica sem ter o que vender e com uma equipe frustrada sem mercadoria”, conclui Terra. 

Administrar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e exige muita maestria para que o sucesso seja atingido. Que tal aprofundar o seu conhecimento e aprender algumas dicas de gestão com alguns especialistas? Acesse e saiba mais: https://www.grupofragnani.com.br/blog/gestao-sucesso-loja-de-materiais/

 

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