4 dicas para evitar perdas por estoque de produto

 

Dentro de uma loja, os cuidados com o estoque de produto são fundamentais. Saber como organizar os produtos evita desperdício, seja com acúmulo ou escassez, agiliza logística, aumenta a segurança e traz outros diversos benefícios. Para alguns materiais esses cuidados são ainda mais importantes, como no caso dos materiais de construção.

De acordo com a Maria Emília Oliveira, professora de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, armazenar corretamente os materiais de construção no estoque é importante para a conservação das características do produto. “Alguns materiais são mais sensíveis à umidade e aos agentes agressivos, por isso o cuidado no armazenamento”, explica.

Outro benefício, que Flávio Alves Gomes, presidente da Acomac-MG, entidade ligada a Anamaco, destaca, é que, além de preservar a integridade dos produtos, se deve observar como vantagem o armazenamento como um diferencial competitivo em layout dos produtos. O que agiliza processos na entrega dos materiais.

Estoque de produto: cuidados na hora de armazenar

Todo o processo de estocagem demanda sempre muita atenção para evitar perdas, do cadastro dos itens que entram até o momento de saída dos materiais. “É necessário fazer um inventário periódico de estoques, onde além dos volumes físicos, poderá estar sempre observando as características de preservação, validade, entre outras coisas, relacionadas aos produtos”, aconselha Alves Gomes.

 

  • As características dos produtos

Cada produto tem características diferentes, por esse motivo é importante considerá-las no momento de armazenamento. É preciso entender quais produtos podem ser armazenados próximos uns dos outros, e qual manter afastado para evitar contaminação ou perdas. Além de se atentar às recomendações do fabricante, verificando a validade e também o tempo de armazenamento.

Classificar os materiais ajuda a organizar o estoque a fim de evitar perdas. Alguns produtos são mais sensíveis e sofrem danos de acordo com as condições do ambiente, como o cimento e a argamassa, que não podem ficar em ambientes úmidos, então, devem ser posicionados em um local seco e arejado, sem contato com o solo, sobre estrados.

 

 

  • O ambiente do armazenamento

Com as características dos produtos em mente, é a hora de criar um espaço inteligente de armazenamento. A otimização do espaço vai facilitar o manuseio dos materiais, agilizar o processo de logística (entrada e saída) e facilitará a separação dos materiais por suas propriedades. Dessa forma, se pode facilitar o acesso a itens que possuem maiores vendas na loja, ou que precisam ficar pouco tempo no estoque, os posicionando perto das portas de entrada e saída.

Cuidados sanitários e a manutenção do local também são importantes e devem ter atenção constante, para evitar contaminação e danos aos produtos.

 

  • O manuseio dos produtos

A movimentação interna dos produtos que minimiza perdas e danos depende do preparo da equipe destinada a essa função. Por esse motivo, restringir o acesso ao estoque apenas aos funcionários treinados para o manuseio do material é essencial para evitar problemas com materiais danificados. Saber como manusear e conduzir cada material agiliza os processos internos e minimiza a necessidade de manipulação do material.

  • O controle de estoque

Após os cuidados com os produtos, o armazenamento e o manuseio, outro detalhe que deve se ter é com relação ao controle de estoque. Para que isso aconteça com precisão e sem perdas de mercadoria, é essencial, além de registrar todas as entradas e saídas de produtos sinalizando todos os dados, estabelecer inspeções constantes para detectar possíveis problemas no armazenamento. Essa também é uma boa oportunidade para aperfeiçoar processos internos na hora de armazenar.

Um ganho desse controle aparece na hora de reabastecer o estoque. Resultando em uma gestão melhor de custos e potencializando as vendas. Com todas essas dicas, é possível evitar perdas desnecessárias dentro do estoque, além de melhorar o fluxo de trabalho dentro da loja.

 

O planejamento de vendas também é item essencial para garantir melhores resultados financeiros. Confira em nosso e-book como executá-lo e baixe uma planilha exclusiva: https://landing.grupofragnani.com.br/guia-planejamento