Estilo Hygge na decoração de ambientes

02 set 2022

É bem provável que você já tenha ouvido que a decoração de uma casa tem grande influência no humor e na qualidade de vida dos moradores que vivem ali. E isso é verdade. Cores, objetos e iluminação em um quarto podem, por exemplo, impactar na qualidade do sono de quem dorme ali. Não é à toa que, cada vez mais, pessoas no mundo todo buscam decorar seus lares de forma mais acolhedora. 

“Se sentir literalmente em casa e entender que os lares são feitos para morar. Essa é uma tendência que acontece não só no Brasil, mas no mundo todo”, analisa a arquiteta Adriana Zanotti. Essa busca crescente por ambientes confortáveis e decorados com foco no bem-estar impulsiona o interesse das pessoas pelo estilo Hygge, inspirado em um conceito de estilo de vida dinamarquês.

Afinal, o que é Hygge?

Segundo a BBC Brasil, o termo Hygge – que em português pode ser lido como “hu-ga” –surgiu de uma palavra norueguesa que quer dizer “bem-estar”. Apesar de não ter uma tradução literal para o nosso idioma, assim como “saudade” aqui no Brasil, a palavra traduz o momento de aproveitar os prazeres simples da vida.  

Essa expressão é bastante utilizada pelos dinamarqueses. Para eles, Hygge se traduz em um momento, uma memória, um lugar ou tantas outras coisas que representem felicidade. É sobre, por exemplo, estar perto das pessoas amadas, se sentir seguro ou simplesmente, aproveitar o silêncio durante uma leitura. 

Esse conceito de felicidade e bem-estar reflete na qualidade de vida da população dinamarquesa. Não é à toa que a Dinamarca está na lista dos países mais felizes do mundo. O Hygge envolve todos os sentidos humanos, prezando pela sensação de conforto, aconchego e segurança, principalmente em casa. 

o-que-e-estilo-hygge

Estilo Hygge na decoração

“Hygge é mais um estilo de vida do que um tipo de decoração”, explica Adriana. Trata-se de uma maneira de viver muito marcada pelo conforto e a leveza, que se reflete também nos espaços da casa. Para quem quer aderir à tendência, a dica é optar pela valorização da iluminação natural, uso de plantas e tons neutros nos espaços.

“Quem está buscando o estilo Hygge precisa entender que menos é mais. Na decoração, utilize materiais rústicos misturados com toques industriais leves, madeira e texturas naturais, como algodão nas almofadas e tapetes”, acrescenta a arquiteta. 

A dica para não errar na composição dos espaços seguindo esse estilo, segundo Adriana, é deixar a base dos espaços bem neutra e aplicar cores, materiais e fibras naturais nos detalhes

“Tons nas cores bege e cinza predominam o ambiente e os toques de cores devem refletir a natureza, como tons terrosos, rosados e verdes bem suaves”, explica. Para os revestimentos, opte por estampas que imitam madeira ou brancos de formatos compactos, estilo retrô ou pastilhas com formatos diferentes.

revestimentno-para-estilo-retro-hygge

Saiba mais:

Os estilos huggy e cottagecore têm muitos detalhes parecidos, como o uso de madeira e cores claras que trazem aconchego e bem-estar aos ambientes. A diferença entre eles é que, enquanto o primeiro é mais moderno e com toque industrial, o segundo é mais retrô e sentimentalista. Descubra mais sobre a tendência cottagecore:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/cottagecore-tendencia-decoracao/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!