Como transformar espaços pequenos com dicas simples?

16 mar 2022

Você já ouviu falar das “tiny houses”? É uma nova tendência em espaços pequenos que nada mais é que a mínima residência onde é possível morar, com todas as características de uma casa comum, porém a um custo menor.

Afinal, algumas regiões das grandes metrópoles costumam ter um valor muito elevado por m² e, até por isso, a busca pelos ambientes menores, studios (kitnets) e também pelas tiny houses tem aumentado bastante, mas a pergunta que fica é: como decorar espaços pequenos para que eles sejam confortáveis e bonitos ao mesmo tempo? É o que veremos a seguir.

Entre os pontos positivos desse tipo de espaço estão a facilidade de manutenção, a redução do investimento na hora de mobiliar e decorar o espaço pequeno e, claro, o valor total do imóvel, que costuma ter um custo menor. Em contrapartida, são apartamentos que exigem uma maior criatividade no momento de decorar por conta de suas restrições.

 

Para Déborah Delphino, arquiteta e decoradora, especialista em arquitetura holística, os ambientes pequenos devem seguir a premissa da versatilidade e utilizar móveis com escalas e medidas reduzidas é muito bom. “Se possível acomodar todos os objetos em compartimentos fechados e organizados”, orienta.

 

 

Distanciamento social e a percepção dos espaços

 

Nos últimos dois anos, não houve escolha para a maioria das pessoas – tanto as que moram em grandes cidades quanto em locais mais afastados: todos se viram frente a uma realidade que até então poucos imaginavam, de isolamento social.

Muitas pessoas não tiveram opção durante a fase de isolamento e ao passar mais tempo em casa, isso fez com que a percepção dos espaços fosse transformada. Além disso, essa nova realidade exigiu também uma nova visão sobre a forma de se relacionar com o ambiente arquitetônico de diferentes maneiras.

O home office, por exemplo, virou da noite para o dia uma obrigação e, com ele, a necessidade de mesclar atividades de lazer e trabalho em um mesmo ambiente. Dessa forma, foi possível perceber que ninguém estava preparado para uma mudança dessa magnitude.

A pandemia veio para reforçar que o mundo atual pede por espaços multifuncionais e que promovam maior flexibilidade, não apenas no espaço arquitetônico, como na própria cidade.

Portanto, com a decoração minimalista que segue o conceito de que “menos é mais”, existe a possibilidade de colocar mesas retráteis, sofás que se transformam em camas, cadeiras confortáveis que servem como poltronas, etc. Utilizar móveis modernos e leves é uma premissa. “Se possível com rodízios, para que na necessidade de troca de lugar, não se transforme em transtorno”, aponta a arquiteta.

 

Confira nas dicas abaixo algumas formas de trazer mais estilo e conforto para ambientes pequenos.

 

1)    Mobiliário: muitas vezes os móveis que estão disponíveis para venda no mercado não atendem de maneira correta a necessidade dos pequenos espaços, então a dica é buscar um especialista em projetar móveis específicos no tamanho correto para o seu ambiente.

2)    Ambientes menores costumam exigir o uso de tons mais claros e até sóbrios para não gerar uma sobrecarrega visual e causar uma impressão de que o espaço é ainda menor do que ele já é. Então, peça o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores para te auxiliar na escolha correta das cores.

3)    Os revestimentos devem ser de cores frias e lisos. A criatividade aliada a uma boa conversa com o designer de interiores é de fundamental importância, para que cada espaço seja muito bem aproveitado

 

Além das características já citadas, os espaços pequenos permitem maior personalização e flexibilidade, mas também exigem alguns detalhes como móveis adaptados e algumas técnicas de decoração para obter a melhor performance do ambiente interno. “Esse é um estilo de vida minimalista de viver de forma sustentável que é muito bem vinda ao novo milênio”, complementa.

 

Confira neste material como escolher o revestimento ideal para cada canto da casa: https://landing.grupofragnani.com.br/revestimento-para-casa

Deixe o seu comentário

67 comentários em “Como transformar espaços pequenos com dicas simples?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!