Tamanhos de porcelanato e semi-grês: quais são os mais comuns e como utilizá-los?

15 fev 2022

Com a evolução da tecnologia nas fábricas, novos tipos e tamanhos de revestimentos porcelanatos estão se tornando cada vez mais utilizados em projetos arquitetônicos no país. Muitas vezes, buscando sofisticação, o consumidor considera realizar um investimento maior para adquirir um revestimento de tamanho grande. Mas você sabe como o tamanho do revestimento influenciará realmente no ambiente?


“Sobre o tamanho ideal, posso dizer que não existe. Até porque estão mudando muito os tamanhos. A questão é que ao escolher peças muito grandes é preciso considerar também uma boa mão de obra para colocá-las, entender qual a argamassa que será utilizada, porque são peças pesadas e isso também vai ter um custo”, explica a arquiteta Ana Johns.


Logo, na hora de escolher o tamanho ideal do revestimento porcelanato é preciso pensar em algumas premissas: em qual ambiente ele será aplicado (um ambiente pequeno ou grande); qual o tipo de argamassa que será utilizada; qual o tipo de paginação que será feita; se a mão de obra contratada tem as técnicas certas para a colocação do piso; qual o orçamento que você tem disponível para a realização daquele projeto.


A arquiteta Ana Johns conta que os revestimentos de peças maiores, superiores ao tamanho 60×60, como 80×80 e até mesmo 1,20×1,20, estão se destacando no mercado e acabam passando uma sensação maior de amplitude quando aplicados para pisos em ambientes grandes.


“Quando você tem um espaço muito grande é mais indicado, principalmente, pensando em piso, que você use porcelanatos com tamanho maior porque isso ajuda a dar amplitude. Se a gente trabalha com porcelanatos muito pequenos em ambientes que são muito amplos, acaba dando a sensação de que o ambiente seja um pouco menor porque você acaba vendo muito mais esse porcelanato se repetindo ali no chão”, explica a arquiteta.

Ambientes grandes x pequenos


Mesmo com a tendência de uso dos porcelanatos de tamanhos grandes, os tamanhos menores, como 10×10 e 21×21, ainda têm muito espaço no mercado. Isso porque, quando pensamos em ambientes como banheiros, que são menores do que a sala, utilizar uma peça grande de revestimento pode acabar aumentando a dificuldade de realizar a paginação numa caída de ralo para o box, por exemplo.


“Se você tem ambientes muito pequenos como os banheiros, ter o cuidado de que a peça vá ficar com uma paginação que você consiga, por exemplo, ter a caída para o box. Ou entender que essa peça vai ficar com recortes para que você consiga ter essa caída para o ralo dentro do box”, explica Ana Johns.


Vale destacar que a sensação que se terá ao final da aplicação do piso não depende somente do tamanho das peças utilizadas, mas também da paginação desenhada, das cores escolhidas para o revestimento, da espessura e cor do rejunte escolhido e também da textura (principalmente, no caso de paredes, em que é possível escolher até mesmo o tipo de revestimento 3D). Essa composição, ao final, é que dará a sensação de leveza, amplitude ou o contrário para o seu ambiente.

Check-points de tamanhos

  • Peças grandes (acima de 60×60) precisam de cuidado na aplicação. Lembrar de realizar a dupla colagem da argamassa, por exemplo;
  • Peças grandes também podem proporcionar a sensação de amplitude.
  • É preciso ter cuidado com o desperdício de material com recortes ao comprar peças grandes;
  • Peças menores (10×10 ou 10×21) são ótimas para a execução de detalhes de paredes, por exemplo. Também podem ser mais assertivas em ambientes menores, como os banheiros;
  • Ao considerar peças grandes para banheiros, lembrar da caída para o ralo e checar se será necessário fazer recortes nas peças para isso;
  • Não esquecer que além do tamanho do porcelanato, suas outras características como cores e texturas, influenciam no resultado final do seu projeto.

Não sabe qual revestimento escolher para a cozinha? Descubra quais as tendências: https://www.grupofragnani.com.br/blog/tendencias-em-revestimento-para-cozinha/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!