Dicas para preparar a casa para as festas de final de ano

Dezembro chegou e com ele as festas de final de ano. Uma época especial para viver os melhores momentos ao lado de amigos e familiares. As festividades trazem muita alegria para o lar, mas também algumas preocupações para os anfitriões. Transformar a casa em um ambiente ainda mais acolhedor e alegre é uma missão importante durante o Natal e o Ano Novo.

Reformas, reparos e objetos decorativos são essenciais para atingir esse objetivo, assim como a utilização de cores e texturas nos espaços. No entanto, nem sempre é fácil saber como preparar a casa para esses momentos – e principalmente compreender o que é necessário ser feito. 

Deborah Delphino, arquiteta urbanista, separou algumas dicas importantes para garantir a harmonia do ambiente e proporcionar conforto adequado aos convidados. Confira as orientações e acerte em cheio na composição dos ambientes. 

Fique atento aos reparos

O primeiro passo para garantir que as celebrações ocorram bem é ter certeza de que o seu lar está seguro para receber os convidados. Por isso, quando estiver planejando sua recepção, repare os vazamentos de água e conserte portas e janelas. 

Paredes e pisos de chão também merecem a atenção dos anfitriões. Faça uma inspeção nos ambientes e busque por mofo, bolor e fissuras, e faça os reparos necessários. Essas manifestações patológicas, além de serem prejudiciais à saúde, podem causar o desplacamento do revestimento, levando à ocorrência de possíveis acidentes. Na hora da reforma, vale lembrar que cada ambiente exige um tipo de acabamento e revestimento específico. 

 

Invista em decorações temáticas

Quem não gosta de uma decoração temática nas festas de final de ano? Separe objetos que combinem com as festividades e tenham valor sentimental para seus convidados. Essa dica ajuda a transformar o ambiente em um local mais aconchegante e acolhedor. Deborah orienta que é importante deixar os enfeites de Natal longe do alcance das crianças. 

 

Comece pela porta de entrada

As visitas devem sentir o clima de festividade antes mesmo de entrarem em sua casa. “Flores naturais ou enfeites coloridos na porta de entrada mostram um bom anfitrião”, ressalta a arquiteta e urbanista. Além disso, todo convidado gosta de ser recebido em uma casa organizada. Por isso, deixe tudo pronto com antecedência – inclusive as mesas, com talheres, copos, pratos e guardanapos. 

 

Não sobrecarregue os ambientes

As decorações de Natal e Ano Novo são lindas e encantadoras, mas é necessário não exagerar nos enfeites e nos detalhes, principalmente em ambientes interiores. As mesas laterais parecem ser ótimas para ornamentação, mas não se esqueça que elas podem servir de apoio para copos e petiscos. Ou seja, crie um equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

 

Capriche na iluminação

Assim como a decoração temática, a iluminação é um dos pontos fortes das festas de Natal e Ano Novo. Aposte em ambientes com meia luz. A coloração amarela é muito indicada para essa época do ano. Deborah também dá a dica de utilizar velas ou abajures para tornar o espaço mais aconchegante e agradável para os convidados. “Se possível, invista em luminárias para a árvore de Natal, elas deixam sua casa linda”, complementa. As fitas de led também são uma boa opção. Elas ajudam a destacar os detalhes e proporcionam brilho ao ambiente. 

 

Otimize os espaços 

Nas festas de fim de ano, é bastante comum os anfitriões receberem em casa um número considerável de convidados e superior ao que já estão acostumados. Para ganhar mais espaço nos cômodos e deixar o fluxo melhor para todos, a recomendação da arquiteta é encostar os móveis o mais próximo possível das paredes. Se a sala de jantar for pequena, é indicado que as cadeiras sejam retiradas da mesa de jantar, deixando a circulação livre. 

 

Quer saber como montar o cantinho de Natal dos sonhos? Clique no link e confira as cinco melhores dicas: https://www.grupofragnani.com.br/blog/cantinho-de-natal-dos-sonhos-confira-as-5-melhores-dicas-para-montar-o-seu/