Quarto gamer: dicas de revestimentos e decoração para montar o seu

05 jul 2022

O quarto gamer é um dos queridinhos do momento. Afinal, o consumo de jogos digitais no Brasil vem crescendo a cada ano. Segundo a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o engajamento dos brasileiros com jogos eletrônicos apresentou aumento de mais de 60% em 2021. E claro, todo grande fã de games sonha em ter o seu próprio cantinho especial dedicado aos jogos. 

É importante lembrar que um quarto gamer é totalmente diferente de um quarto comum, tanto devido à sua proposta de usabilidade, quanto às características únicas e criativas de decoração. É o que explica o arquiteto Igor Perboni. “Geralmente, um quarto gamer tem prateleiras expositoras com coleções de bonecos, armários mais abertos, paredes coloridas, luzes neon e mobiliários mais confortáveis”.  

E por falar em conforto, o quarto gamer exige o máximo de ergonomia e adaptação, já que é um espaço em que as pessoas irão passar muitas horas sentadas na mesma posição, em frente a telas, computadores ou videogames. Por isso, é importante ter uma bancada na altura correta e uma cadeira com ajustes de lombar, encosto, braços e altura do assento. 

Outro ponto importante para deixar esses espaços aconchegantes é a escolha do piso ideal. Segundo Perboni, é interessante optar por revestimentos com tonalidades acolhedoras. Uma dica é optar por revestimentos cerâmicos que imitam madeira.

quarto-gamer-para-criancas-adolescentes-revestimento-incenor
Confira os revestimentos para quarto gamer em nosso site: https://www.incenor.com.br/produtos

Use e abuse da criatividade

Para montar um quarto gamer é preciso ter criatividade e personalidade. Esses ambientes costumam ser compostos por bastante informação, como quadros, pôsteres, colecionáveis, entre outros. Trata-se de um ambiente com bastante particularidade. Para deixar o espaço harmônico, o conselho do arquiteto é criar uma área de exposição no quarto para itens como bonecos e outros objetos de valor pessoal.

Outra dica legal é buscar um tema para o quarto gamer seguindo o estilo de game preferido ou um jogo que o usuário goste bastante. Mas, isso também não é uma regra. “Para as pessoas que gostam de jogos variados, a ideia é apostar em uma estética futurista, colorida e com elementos diferenciados”, acrescenta Perboni. 

 

Revestimento 3D nas paredes

Já que o assunto é personalidade, é lógico que não podemos deixar de falar dos amados e icônicos revestimentos cerâmicos 3D. Eles são, sem dúvidas, super indicados para os quartos gamers, principalmente quando aplicados com um projeto de iluminação planejado para esse espaço. 

“Para ter um efeito de luz e sombra interessante nesses ambientes, é legal utilizar fitas de LED ou uma iluminação com facho de luz que reflete no revestimento, criando uma ambientação diferente para o espaço”, avalia Perboni. 

Além da iluminação, o arquiteto explica que é interessante utilizar o revestimento 3D em pontos ou posições destaque no quarto. “Devemos usar esse acabamento de forma inteligente para que a parede não pese todo o quarto, afinal, o quarto gamer já é bastante decorado”.

 

Três dicas essenciais

  1.  Tenha uma parede mais clean: geralmente, as telas ficam posicionadas em frente a alguma parede do quarto. É importante que esse local não esteja poluído visualmente, já que a pessoa deve focar a sua atenção no jogo e muita decoração pode atrapalhar a concentração.
  2.  Atente-se aos pontos de energia e internet: é claro que um quarto gamer exige muito mais tomadas do que um quarto comum, afinal, vários equipamentos se manterão ligados nesse espaço.  Outra dica é ter um ponto de internet nesse ambiente. 
  3.  Invista em iluminação: a ideia de quarto gamer está muito ligada a um ambiente um pouco mais escuro e com iluminação indireta e colorida. Então, busque utilizar fitas LED nas prateleiras ou em outros pontos de destaque. Opte também por algum painel de neon personalizado. 

 

O papel de parede é também bastante utilizado nos quartos gamers. Então, que tal entender a diferença entre ele e o revestimento cerâmico? Acesse: https://www.grupofragnani.com.br/blog/papel-de-parede-ou-revestimento-ceramico-escolher/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!