Decorando com Estilo: Dicas para Criar um Ambiente Elegante e Moderno

01 fev 2023

Uma casa bem decorada não é apenas um ambiente elegante e bonito para receber visitantes, é também um espaço íntimo capaz de oferecer muito mais bem-estar e qualidade de vida para você e a sua família.

Assim, saber como decorar a casa é essencial para garantir todo o conforto que ela pode oferecer. Até porque, adicionar seu próprio toque de personalidade é o que faz aquele espaço ser realmente o seu lar. 

No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em traduzir as suas preferências em um ambiente elegante e harmônico. Afinal, o design de interiores pode parecer um tanto quanto desafiador para quem não está acostumado.

Para te ajudar nessa etapa, preparamos algumas dicas neste artigo para decorar sua casa com estilo e ter um espaço moderno, elegante e capaz de promover o bem-estar da sua família.

Como escolher a paleta de cores perfeita

Certamente, a cor da pintura é uma das escolhas mais difíceis ao decorar um ambiente, especialmente quando a decoração será baseada na paleta de cores. Mas, se você busca um ambiente elegante, existem certas cores capazes de adicionar sofisticação instantânea à sua casa.

Na hora de optar por uma paleta, o ideal é escolher entre ousado e dramático ou tons suaves e discretos. Assim, você pode escolher uma ou duas cores fortes para criar a decoração com base nestes tons e harmonizar o ambiente entre elas. Ou ainda pode trabalhar com tonalidades neutras e complementares, criando um efeito sofisticado e confortável.

A escolha deve estar ligada à sua preferência pessoal, adequando o ambiente à sua personalidade.

paleta de cores perfeita
Como escolher a paleta de cores perfeita

Como combinar móveis antigos e modernos

Combinar móveis antigos e modernos é um mix que está em alta. São estilos que se complementam, porque abusar somente do antigo pode tornar o visual pesado, enquanto usar só o moderno pode deixá-lo frio demais. A mistura de épocas, quando feita em equilíbrio, proporciona um visual bem interessante. 

Uma cozinha moderna, planejada e de alta tecnologia pode ganhar mais identidade ao receber uma cadeira ou mesa com aspecto mais antigo, por exemplo. Assim como um closet planejado pode deixar o ambiente elegante se combinado a móveis que já faziam parte da sua vida, como uma penteadeira. 

Como aproveitar a iluminação natural para criar ambientes acolhedores

Cômodos escuros, geralmente, não são muito aconchegantes ou receptivos, pois deixam de passar a sensação de bem-estar que os raios solares oferecem. Os raios não só fazem as pessoas se sentirem mais alegres e otimistas, como também deixam os espaços mais quentinhos.

iluminação natural
Saiba como aproveitar a iluminação natural

Apostar na luz natural, com janelas e portas suficientes para deixar o sol entrar em abundância, é fundamental para criar um ambiente acolhedor. Janelas e portas de vidro, até mesmo os vidros coloridos, funcionam como pontos de entrada da luz natural. Se combinadas a esquadrias de madeira, trazem um toque especial a qualquer projeto ou ambiente.

Já as portas e janelas com venezianas permitem uma passagem de luz mais discreta e dão mais privacidade aos usuários do espaço. Por isso, são uma alternativa bem bacana para dosar a entrada de luminosidade.

As fachadas envidraçadas são uma alternativa moderna para a entrada de luz natural. Contudo, devem conferir proteção contra os raios UV a moradores, utensílios, móveis e objetos. O uso de cortinas também é indicado, pois confere controle sobre a incidência de luz em um determinado espaço.

Já os rasgos de vidro são uma alternativa boa para ambientes que tenham um tamanho menor, podendo ser utilizados na vertical ou horizontal. Além de proporcionar um visual diferente, fazem com que a luz natural entre nos espaços.

Como usar objetos de decoração para dar personalidade à sua casa

Sem dúvida, a tendência é ousar e tornar a sua casa um ambiente elegante que tenha a sua cara. É como um verdadeiro mix and match das histórias de quem vive no ambiente. Especialmente, quando a casa abriga uma família, pois dificilmente todos os moradores vão possuir o mesmo gosto. 

Então, é possível misturar elementos e mesmo assim conquistar um resultado surpreendente. Ousadia certamente é a palavra para refletir as múltiplas personalidades em uma residência.

Usar abajur, objetos antigos e até mesmo texturas diferentes pode trazer a personalidade que você deseja ao ambiente. Itens de viagens e plantas também são ideias interessantes, que podem ser combinadas a revestimentos cerâmicos da Coleção Constelação. 

Assim, sua casa pode refletir sua personalidade de verdade, confira a coleção completa!

Dê um toque de personalidade à sua casa

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!