Dicas simples e baratas para inovar na decoração

12 ago 2022

É possível decorar gastando pouco e, para isso, não necessariamente existe a necessidade de ser extremamente criativo, possuir habilidades manuais ou uma formação em arquitetura. Afinal, na internet existem diversas páginas para obter inspiração para compor uma decoração barata e simples, mas é importante estar aberto a entender e colocar a sua própria personalidade na decoração, sem comprometer o orçamento familiar.

Para a designer de interiores, Erika Oliveira, da EOliveira Design, antes de iniciar a decoração de uma casa ou apartamento, é importante definir um estilo. Afinal, o estilo definido facilitará as composições de materiais e itens decorativos escolhidos. “E isso trará uma sensação de unidade onde aquele local foi pensado estrategicamente em cada detalhe de forma única, e o mais importante, o estilo precisa estar presente em todos os ambientes”, aponta.

Dicas para decorar o ambiente gastando pouco

Existem algumas formas de trocar um alto investimento na decoração por um mais econômico e ainda ter um ótimo resultado. Uma dica simples na hora de decorar e que funciona, é realmente tentar não cair nas tendências, escolher um estilo atemporal (que não sai de moda), pois assim, o tempo vai passar e seu ambiente estará sempre atual.

Para a designer, o segredo está nos detalhes: um estilo bem definido, um layout bem elaborado e uma boa iluminação, principalmente, se for possível utilizar a natural. É como o velho ditado: menos é mais. E para isso funcionar, você precisa pensar simples. Olhar ao redor, se não dá para fazer um forro de gesso, por exemplo, opte por luminárias  que trarão uma beleza a mais. E sem contar que um pé direito alto, também é uma dica de sofisticação”, ressalta.

Dicas para decorar gastando pouco

Existem cômodos da casa que não necessariamente precisam ser planejados, então, uma dica é trocar móveis sob medida por móveis soltos e de boa qualidade. E, muitas vezes, ficam até melhores. Confira abaixo algumas dicas para decorar gastando pouco:

1) Escolha vasos de plantas adoráveis e originais;

2) Invista em cores que renovem as paredes antigas;

3) Invista em objetos de decoração como quadros ou esculturas;

4) Busque referências e tutoriais que ensinam como construir coisas;  

5) Alie funcionalidade e personalidade em cada elemento da decoração;

6) Garimpe peças rústicas ou objetos que tragam memória afetiva;

7) Utilizar papel de parede ao invés da pintura pode ser uma ótima alternativa para mudar a decoração sem gastar muito.

Ainda segundo a especialista, o segredo na hora de fazer uma decoração que caiba dentro do orçamento, em resumo, é estudar cada caso e trabalhar de acordo com o orçamento e as principais necessidades. Realizar algumas substituições, e tomar cuidado com excessos, para evitar a poluição visual do ambiente. Outro ponto, é estudar da melhor forma o layout, pensar na circulação e na ergonomia, deixar espaços consideráveis onde possível. “Um layout ruim pode detonar qualquer tipo de decoração”, complementa.

 

A importância do planejamento na hora de decorar gastando pouco

Para Erika, trabalhar dentro do orçamento do cliente é essencial para o sucesso de um projeto de decoração, e é incrível como os próprios clientes se surpreendem com o resultado. “Busco além da entrega ensinar que o simples realmente funciona. Se você não tem orçamento para fechar uma parede com madeira, por exemplo, você ainda pode colocar uma linda obra de arte e ter um ambiente lindo”, salienta. Para um ótimo resultado nada como ele ser bem planejado e pensado, e isso independe do orçamento. Por isso, sempre é bom contar com a ajuda de um profissional que te ajude nessa visão.

Por exemplo, numa residência, isso consiste não em ter apenas a facilidade de deslocar um móvel, um sofá ou recolher um tapete, mas também do uso do mobiliário para diversas funções, para potencializar ainda mais a experiência do habitar e torná-la mais agradável e versátil através de móveis, como com um sofá que vira cama, uma mesa que também é uma bancada de trabalho e que possui lugares para guardar coisas, cabideiros, nichos ou até mesmo uma escada que, além dos degraus, tem a função de estante de livros.

Para elaborar um projeto adequado e que preencha todas as necessidades da família ou até mesmo, de quem mora sozinho, mas que necessita de uma decoração diferenciada para aproveitar melhor os espaços, contratar um profissional para realizar o estudo completo dos desafios de cada espaço e verificar a melhor maneira de adaptá-los, faz toda a diferença.

 

Revestimento para cozinha: 3 dicas essenciais que você precisa saber

https://www.grupofragnani.com.br/blog/revestimento-para-cozinha/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!