Decoração de Natal: como preparar a casa para as festas de final de ano

11 nov 2022

Estamos chegando em dezembro, um mês especial. Com ele, chega não só a contagem regressiva para o ano acabar, mas as festas de final de ano como Natal e Ano Novo. No entanto, a grande preocupação de muitas pessoas é a decoração de Natal e a preparação do espaço para receber os convidados. Nesse momento, famílias e amigos se unem ou se reencontram para celebrar um novo ciclo.

Como todo ciclo, essas datas carregam muitas expectativas e sentimentos nobres. No Natal, as pessoas trazem o espírito do amor, solidariedade, fraternidade e companheirismo. Já o Ano Novo, é marcado pela sensação do início de uma nova fase, de renovação, prosperidade, esperança e, claro, todos queremos começar com o pé direito.

Para Ana Carolina Melo, arquiteta-proprietária da ACM Interiores, esse momento de confraternização e festas de fim de ano também é perfeito para preparar a casa e deixá-la mais aconchegante e convidativa através de uma boa decoração de Natal, “pois, permite deixar de lado a correria do dia a dia e receber em sua casa todas as pessoas que são queridas por você, como familiares e amigos”, ressalta. Mas para não tornar essa ocasião estressante é importante se organizar e fazer o planejamento.

Dicas para antes de começar a decorar a sua casa para o Natal

Nessa hora começamos a pensar em que pontos a casa precisa ser melhorada para receber essas pessoas tão importantes. Então, aproveite para listar alguns reparos rápidos, como cobrir alguns buracos, pintar as paredes, trocar os móveis de lugar e cuidar do jardim. “Ou pense naquela pequena obra no ambiente que você sempre sonhou. Assim, a sua casa estará de cara nova, e com todas as manutenções em dia para você curtir a festa”, orienta. Confira abaixo algumas dicas simples e prática para a sua decoração de natal:

1 – Limpeza do ambiente: o ideal é que antes de iniciar a decoração, seja feita uma faxina completa para preparar o espaço e liberar energias estagnadas para abrir caminho para um novo ciclo.

2 – Escolher as cores: algumas cores são clássicas para as festas, as mais comuns são o verde e o vermelho para o Natal, e o branco ou o dourado para o Ano Novo, mas nada impede de cada um usar a criatividade para compor a sua própria combinação.

3 – Comprar os itens necessários: nesse ponto, uma boa pesquisa prévia de preços e de locais auxilia muito no processo, mas utilizar os itens que já tem em casa ou reaproveitar materiais, pode ser uma alternativa sustentável e diferenciada para a sua festa de natal.

Cuidados na hora de planejar a decoração das festas de fim de ano

Ainda segundo a arquiteta, decorar a casa para as festas de final de ano pode ser muito simples, pois é possível reaproveitar os itens do ano anterior e até mesmo, mudar a composição dos móveis ou fazer algo mais simples ao utilizar cores que remetem às festividades, como verde e vermelho, já dão uma nova cara para a sua decoração de Natal. “Muitas vezes, é possível reaproveitar a decoração do ano anterior ou, até mesmo, utilizar itens que você já possua em casa, apenas dando uma cara nova para eles”, indica.

Outra questão delicada é encontrar materiais de qualidade e também mão de obra qualificada para realizar a reforma de final de ano, o que exige um bom planejamento e a realização de um cronograma, levando em conta os recessos. “Busque se planejar com antecedência e faça uma pesquisa de preços com variadas lojas e profissionais para não errar na hora de contratar ou de comprar materiais”, orienta.

O importante é não deixar a reforma para a última hora, assim tudo ficará pronto no início de dezembro. Lembrando que quanto mais próximo destas datas, mais difícil fica para conseguir os materiais e mão de obra. “Muitos profissionais não trabalham nessa época, ou então, caso trabalhem, a agenda costuma ser bem concorrida ou cobram valores muito acima do praticado durante o restante do ano”, complementa.

 

Quer mais dicas para criar o seu cantinho de natal para as festas de fim de ano? Confira a matéria especial: https://www.grupofragnani.com.br/blog/cantinho-de-natal-dos-sonhos-confira-as-5-melhores-dicas-para-montar-o-seu/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!