Cottagecore: a simplicidade da vida no campo inspira tendência de decoração

15 ago 2022

É impossível não se encantar pela calmaria da vida no campo. Não é à toa que de tempos em tempos fugimos da correria dos centros urbanos para uma casinha no meio das montanhas ou na beira do mar. Há momentos na vida em que tudo o que precisamos é estar em contato com a natureza, desfrutar das coisas mais simples da vida, e nos conectar com os sentimentos que são importantes para a gente. Por que não tentar trazer esse conceito para dentro das cidades? 

A estética cottagecore está aqui para nos ajudar com esse resgate da conexão do homem com a natureza. O estilo, que tem bombado nas redes sociais nos últimos anos, está ganhando cada vez mais força e conquistando adeptos ao redor do mundo. Afinal, a cottagecore é quase como um estilo de vida. O movimento conta com a influência de diversas áreas, como a moda, a música e até mesmo as relações de consumo que cultuam uma vida em harmonia com a natureza.

estilo-cottagecore-natureza

“Vejo o estilo cottagecore como um resgate da vida campestre e uma inspiração de uma vida melhor, mais simples e mais livre, onde o que importa é o conforto e a memória das peças”, explica a arquiteta e urbanista Amanda Miranda. Segundo a especialista, essa estética se tornou tão popular principalmente depois do isolamento social provocado pela pandemia, onde todos tiveram que enfrentar um acesso restrito à natureza.

Muita madeira na decoração

Uma das principais características do estilo cottagecore é a utilização da madeira e outros recursos rústicos na decoração dos ambientes. Inclusive, essa estética permite explorar tonalidades e texturas distintas da madeira nos espaços. Esse tipo de revestimento, além de ser super versátil e bonito, transforma os ambientes em lugares mais acolhedores e confortáveis.

tendencia-cottagecore-para-aplicar-na-decoracao

“Opte por piso amadeirado ou piso que imite uma madeira. Esse é um material acolhedor, que nos abraça e nos aquece, ao mesmo tempo que traz o toque do campo para os ambientes”, completa Amanda.

Além de estar presente no piso e nas paredes, a madeira no cottagecore também está nos objetos decorativos e, claro, nos móveis. “É comum o uso de móveis misturados, quase como se estivéssemos reaproveitando os móveis antigos da família, colocando tudo sem muita ordem. O charme desse estilo se dá pela mistura, pela bagunça do elemento antigo com uma peça nova”.

Fibras naturais e tecidos

Se você quer seguir o estilo cottagecore, então, não pode faltar fibras naturais e tecidos na sua decoração. Ambos já são uma forte tendência para quem quer criar espaços simples. A palha, por exemplo, pode estar em cadeiras, luminárias, móveis, cestos e outros objetos. Já para os tecidos, aposte em estampas listradas, xadrez ou floridas

estilo-cottagecore-fibras-naturais

Sobre as cores, a arquiteta indica “todas que encontramos no campo”, como tons de verde, azul, rosa e vermelho. “Tente misturar. Busque, por exemplo, uma composição floral com listras. Se inspire nas cores da própria natureza. Fazendo isso, não haverá erro”.

Plantas e mais plantas

Outra coisa indispensável na decoração que preza o natural é o uso de plantas e flores para compor o ambiente. Escolha espécies verdes e abundantes para destacar uma atmosfera mais única e simples. Uma boa possibilidade é agregar vasos variados aos ambientes e pendurar algumas trepadeiras. 

estilo-cottagecore-plantas

Se você chegou até aqui significa que gosta de tendências, não é mesmo? Que tal aprender sobre uma técnica de harmonização de ambientes que está conquistando diversas pessoas ao redor do mundo? Baixe agora o nosso infográfico sobre Feng Shui: https://landing.grupofragnani.com.br/feng-shui-espaco-de-trabalho

Deixe o seu comentário

1 comentário em “Cottagecore: a simplicidade da vida no campo inspira tendência de decoração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!