Vagas temporárias: como contratar funcionários para a sua equipe

11 nov 2022

De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), há uma previsão de 680 mil vagas temporárias para serem abertas no último trimestre de 2022. Tal projeção indica crescimento de aproximadamente 26% em relação ao último trimestre de 2021, quando foram gerados cerca de 540 mil postos de trabalho temporários no país. Já o levantamento realizado em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Sebrae e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os setores do comércio e de serviços devem abrir cerca de 94,7 mil vagas temporárias até o final do ano.

Para Nina de Oliveira, psicóloga pela Unesp e sócia-diretora da DNA Ideias e Soluções, o trabalho temporário possui alguns benefícios, principalmente, para quem trabalha com o varejo, a contratação de funcionários temporários sempre foi uma realidade, até por conta da sazonalidade que existem em alguns segmentos. No varejo, você tem momentos de pico como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros. “Paralelo a isso, se você tem a sazonalidade na ponta, você também tem a sazonalidade na produção do que será vendido nos pontos de venda. Isso pode requerer a contratação de mão de obra para períodos específicos”, destaca.

Como funciona a contratação de funcionários temporários na loja

Para Nina, quando se fala sobre a contratação desse profissional, o recomendado é que o contratante busque uma empresa especializada nesse tipo de atividade. Porque isso significa que terá uma empresa idônea intermediando esse processo. É importante que essa empresa seja muito transparente e clara com relação ao regime de contratação, isso deve estar muito claro na contratação que será durante um período pré-determinado.

Existem empresas onde o volume de contratação é muito grande. Pode ir desde a recepção do produto até a etiquetação. Épocas como Black Friday e Natal costumam ter um grande volume de contratação de pessoas. Essa empresa, geralmente, faz a triagem, recrutamento e seleção, além de trazer três opções de candidatos para cada vaga, onde já foi feita uma pré-seleção de acordo com o que foi solicitado pela contratante. “Nesse caso, todas as informações do contratante precisam passar para que venham candidatos preparados para aquela vaga. Como é uma via de mão dupla, é preciso ter uma troca de informação para serem alinhados os objetivos”, ressalta.

Como treinar e capacitar o profissional para vagas temporárias

Segundo Cristiane Andrade, pedagoga, pós-graduada em gestão de recursos humanos, com MBA em gestão empresarial e fundadora da e-Criarh Soluções em gestão de pessoas, consultoria parceira do Sincomavi-SP, tem crescido a quantidade de profissionais que iniciaram nas empresas como temporários e esta modalidade precisa ser vista como uma oportunidade interessante para identificar potenciais talentos para suprir necessidades futuras no seu quadro de pessoal. “Portanto, investir na qualidade da contratação com um bom planejamento nesta etapa pode gerar ótimos resultados em curto prazo à empresa e ao colaborador temporário!”, destaca.

É preciso investir em treinamentos estruturados também aos funcionários temporários, como a integração da empresa no seu início, porque será um representante da sua marca e na função que pode ocorrer no local de trabalho com acompanhamento de multiplicadores ou “padrinhos” para auxiliar o novo colaborador nos desafios e procedimentos do dia a dia. Importante a liderança acompanhar, inclusive, os temporários, com feedbacks diários ou semanais de como está a sua adaptação, pontos fortes e oportunidades de alinhamento.

Mesmo o temporário que já possui experiência necessita de treinamento e acompanhamento de um colaborador com experiência porque está em fase de integração em uma nova empresa, processos e pessoas. “No feedback, é sempre importante envolver o responsável pelo treinamento, multiplicador ou “padrinho”, para que foquem a orientação no que é essencial naquele momento e cria também a corresponsabilidade do time para que a contratação dê certo”, orienta.

Agora que você já sabe como contratar funcionários teporários, que tal potencializar a sua equipe de vendas? Acesse:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/potencializar-equipe-de-vendas/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!