Contratação de funcionários: descubra como escolher a sua equipe

Um dos maiores problemas enfrentados pelos lojistas do varejo de materiais de construção é a alta rotatividade e a dificuldade de encontrar profissionais interessados em exercer a função de vendedor de loja e que possuam as características necessárias para esse posto em questão.

Afinal, eles são a peça-chave na loja de materiais de construção e precisam estar sempre preparados, tanto com conhecimento técnico sobre os produtos que vendem, quanto também com conhecimentos de vendas e de comportamento do consumidor.

Outro fator fundamental é que a equipe se reconheça em seu líder de vendas, afinal, é ele que incentiva as operações e também faz o acompanhamento de todo o processo de vendas até o seu fechamento.

Portanto, esse profissional também precisa estar preparado para exercer as suas funções da melhor maneira possível. Escolher uma equipe capacitada para a loja de varejo de materiais de construção não é uma tarefa fácil, porém é de tamanha responsabilidade e impacta diretamente no sucesso do negócio, afinal, é o atendimento que atrai clientes e tem um papel importante para fazê-los ou não voltar a comprar na loja.

Como contratar funcionários para a loja de forma assertiva?


Para Nina de Oliveira, psicóloga pela Unesp, especialista na gestão de pessoas e treinamento (Metodista e Senac), em muitas empresas, são profissionais das áreas de humanas, formados em psicologia, pedagogia, administração de empresas, direito, entre outras, que se responsabilizam por essas contratações.

O processo de contratação de funcionários e gestão de pessoas para uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil, algumas costumam sair rápido da loja porque acabam não se encaixando na filosofia da companhia e essa grande rotatividade de funcionários costuma ser desgastante, além de um processo de contratação que costuma ser bem custoso para o lojista e também prejudica o andamento do trabalho de todos.

Para evitar esse tipo de situação é essencial investir na contratação assertiva de funcionários e contar com profissionais de outras áreas, como psicologia e recursos humanos, que possuem a qualificação e os conhecimentos necessários para a contratação de funcionários que estejam alinhados com o que o gestor está buscando, a fim de evitar possíveis frustrações causadas pela falta de alinhamento.

Por menor que seja a equipe de trabalhadores em uma loja é possível implementar pequenas ações para tornar a comunicação entre os líderes e a equipe de vendas mais fluida e assertiva. “Para isso, é necessário ter o foco principal nas pessoas, entendendo que é por meio delas que o resultado acontece”, destaca.

É importante ter em mente que é preciso também preparar os líderes da empresa para serem gestores de pessoas e não focar apenas nos resultados ou nas metas de vendas de produtos. Então, para conseguir atrair bons profissionais que estejam alinhados com a filosofia da empresa e que permaneçam por longos períodos na loja é essencial garantir que esse colaborador esteja feliz no desempenho de suas funções e receba uma remuneração justa, além de bons benefícios que precisam ir além da bonificação sobre as vendas.

Ainda segundo a psicóloga, durante as admissões de funcionários e também no dia a dia da loja, algo que é um grande diferencial é a importância de sempre treinar e atualizar a equipe de vendas. “Não dá pra contar com a sorte e apostar apenas no conhecimento que os colaboradores já trazem consigo”, destaca. Por isso, é muito importante que a empresa estruture alguns momentos para oferecer cursos de formação, a fim facilitar e até mesmo aprimorar o conhecimento e alinhamento de suas equipes.

Agora que você já sabe como contratar e qualificar a sua equipe, que tal entender mais sobre contratação de fornecedores? Confira:

5 dicas para contratar fornecedores com segurança