Como facilitar a compra dos seus clientes com formas de pagamento

 

O sucesso da venda está cada vez mais relacionado à experiência que o consumidor tem com o processo de compra. O cliente pode encontrar tudo o que precisa em uma loja, mas se algo o incomoda durante essa jornada, pode ser suficiente para que ele decida pesquisar em outro lugar o produto. Isso inclui a hora dele realizar o pagamento. Saber aproveitar as formas de pagamento que surgem com o avanço da tecnologia trará uma vantagem no mercado.

Um exemplo da necessidade de acompanhar essa evolução tecnológica, está no IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, que revela que o uso de pagamentos feitos por celular saltou entre os brasileiros, de 8% para 21%, em 2019. Outra pesquisa, realizada pela Mastercard, destacou que 69% das pessoas no Brasil afirmaram que a COVID-19 os incentivou a usar pagamentos por aproximação. Além disso, 72% fizeram compras utilizando um cartão físico, 49% utilizaram carteiras digitais e 13% usaram tecnologias vestíveis e outros dispositivos habilitados.

De acordo com Paulo José, especialista em Marketing e Customer Experience, o brasileiro é um dos consumidores com o comportamento mais early adopter que existe no mercado. “Se uma tecnologia nova aparece a um custo acessível, nós a incorporamos em nosso cotidiano em uma grande velocidade”, explica.

Neste contexto, o especialista destaca que é de extrema importância que os lojistas adotem uma cultura de evolução contínua e inovação neste processo burocrático.

 

Formas de pagamento: como facilitar a compra do cliente?

Um cenário que deve se tornar cada vez menos comum entre lojistas e consumidores, é o da desistência da compra por falta de dinheiro na carteira. Com tantas formas de pagamento que surgem no mercado, oferecer alternativas viáveis para finalizar a venda é fundamental.

Hoje, os brasileiros estão prontos para comprar por meio de cartão de débito ou crédito, PIX, boleto, carteira virtual, até mesmo pelo WhatsApp. Saber como utilizar essas ferramentas e oferecê-las com segurança aumentam as chances de finalizar a venda.

 

Dinheiro em espécie ainda é relevante

Mesmo com tantas novas formas de pagamento no mercado, é importante destacar que o dinheiro físico ainda tem muito espaço nas vendas. O cuidado que o lojista deve ter é de não depender exclusivamente dele e aumentar o leque de opções do consumidor.

 

Aceite o cartão de débito ou crédito

Forma de pagamento muito popular e segura, tanto para o consumidor quanto para os lojistas, são os cartões. São mais práticos e possibilitam parcelar a compra, no caso do cartão de crédito, e venda por aproximação. Essas vantagens facilitam e agilizam a tomada de decisão de compra do cliente.

 

Apesar de existirem taxas para as transações, e os custos da maquininha de cartão, utilizar essa ferramenta aumenta as vendas e atrai mais consumidores.

 

Aproveite a novidade do PIX

Seguro e ágil, o PIX é uma forma de pagamento instantâneo, possibilitando a transferência do dinheiro em tempo real, ao apresentar as chaves PIX. É possível até mesmo gerar um QR Code para o cliente, expandindo assim as possibilidades de compra do consumidor.

Os intermediadores de pagamento

Para quem também possui um mercado virtual, utilizar intermediadores de pagamento é uma excelente opção para ampliar as vendas. No mercado existem diversas plataformas de e-commerce que oferecem opções de integrações com ferramentas, como o PayPal, o PagSeguro, o Mercado Pago, entre outros. São opções seguras e que gerenciam o processo de venda on-line, facilitando essa parte de análise de crédito para o lojista.

 

Redes sociais

Recentemente, o WhatsApp disponibilizou transferência pelo aplicativo, além disso, outras redes sociais, como o Facebook, também permitem esse processo. Porém, é possível utilizar essas ferramentas de diferentes formas, até mesmo enviando um link de pagamento, para que o cliente acesse e possa pagar on-line.

Um alerta que o especialista destaca ao usar novas ferramentas é sobre a importância de passar segurança dos processos de pagamento para o cliente. “Muitos lojistas focam apenas no desenvolvimento e na implementação da tecnologia, porém vivemos em um contexto em que os consumidores enfrentam golpes com essas novas tecnologias, e o principal cuidado que os lojistas devem tomar é no treinamento de suas equipes, preparando uma comunicação clara e pedagógica que gere segurança, evitando que fraudes ou golpes impactem seus clientes e a própria imagem da empresa”, destaca Paulo José.

Ampliar as formas de pagamento vai melhorar a experiência de compra do consumidor e aumentar as chances de o lojista fechar uma venda, aumentando as chances de fidelizar o cliente por facilitar esse processo.

 

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