Como preparar a casa para o final de ano? Veja 4 coisas simples que você pode fazer

Preparar a casa para o final de ano pode ser uma tradição para alguns, já que, nessa época, geralmente fazemos um balanço do que funcionou e traçamos planos para os próximos 365 dias que se aproximam. Com toda essa movimentação, é natural que você queira mudar alguma coisa em sua residência.

Esse também é o momento de deixar o seu espaço pronto para receber amigos e família para as festas. Porém, nem sempre você tem tempo suficiente para mudar tudo o que gostaria.

Não precisa se preocupar! Com essas 4 dicas simples, é possível fazer pequenos ajustes na casa e deixar os espaços lindos para essa época tão especial.

Quer saber quais cuidados são esses? Acompanhe o post!

 

1. Faça uma limpeza completa

Com a casa limpa e organizada, fica muito mais fácil deixá-la linda para as festas de fim de ano.

Você pode começar pelo destralhe: jogue fora tudo o que não serve mais, ou aqueles pertences que estão há muito tempo parados, só acumulando poeira. Esse também é o momento de encontrar os enfeites do Natal passado e ver o que precisa ser reposto.

Depois, vale fazer uma limpeza cuidadosa em cada um dos cômodos, alcançando até mesmo aqueles cantinhos esquecidos na faxina usual.

Para deixar seus revestimentos como novos, você pode conferir o post com dicas de limpeza para cada tipo de piso.

2. Invista em um toque de cor

Essa época não é a mais adequada para grandes reformas – há um grande risco de, às vésperas dos feriados, os cômodos ainda estarem inacabados. Entretanto, uma pintura simples e rápida já pode fazer a diferença na sua casa.

Para isso, escolha uma de suas paredes para receber uma cor especial ou uma textura diferente. Uma pequena mudança pode trazer novos ares e demonstra cuidado com o local.

Só não se esqueça de proteger bem o piso para evitar manchas.

3. Troque alguns itens decorativos

Pequenos detalhes, como a cor das almofadas, dos tapetes e das cortinas, podem fazer uma grande diferença no visual da sua sala de estar. Aproveite o clima de final de ano para fazer essas pequenas transformações!

Na hora de escolher quais serão os novos itens, fique atento para que haja uma harmonia entre as peças e os móveis já existentes. Pense no tipo de decoração que predomina no ambiente e o que combina com esse estilo.

Se desejar, você também pode comprar algumas peças novas, como quadros e abajures, para trazer uma nova proposta ao local.

4. Garanta a circulação no ambiente

Aproveite a limpeza geral para reposicionar os móveis e garantir que haja espaço livre para a circulação dos seus convidados. Para isso, procure deixar os corredores e passagens livres, com atenção para que nenhum móvel restrinja o acesso às portas.

Esse cuidado vai trazer um maior conforto a todos e tornar as reuniões de fim de ano muito mais agradáveis.

Nesse momento, preste atenção se há algum ponto que precisa de reparo, como uma mancha na parede ou algum revestimento quebrado.

Depois de preparar a casa para o final de ano, vale pensar no que você vai querer mudar para o novo ciclo que se inicia. Durante a limpeza e a mudança de móveis, é possível identificar alguns problemas que precisam de conserto, por exemplo.

Com essas informações, você pode começar a fazer alguns orçamentos e se organizar para fazer uma reforma geral, mais demorada e cuidadosa. Você pode até mesmo aproveitar o período de férias ou dias de folga para promover esse cuidado e ter tudo novinho já nos primeiros meses do ano. 

Alguns pontos que merecem atenção são os sistemas hidráulico e elétrico, além dos pisos e azulejos.

O Grupo Fragnani é especialista em revestimentos e tem opções para todos os ambientes e estilos. Dê uma olhada no nosso portfólio e escolha os novos pisos para a sua casa!