Como limpar porcelanato da melhor maneira?

Escolher o revestimento ideal para a sua sala ou cozinha é só o começo. Saber como limpar o porcelanato é importante para manter o piso bonito, sem que ele perca as suas principais características.

Afinal, se você quer investir em um bom produto, precisa saber os cuidados para que o piso não seja danificado por uma manutenção errada, não é mesmo?

Neste artigo, vamos mostrar como a higienização de diversos tipos de porcelanato deve ser feita, além de indicar as práticas que devem ser evitadas. Acompanhe!

Quais produtos usar e quais evitar?

A preocupação com a COVID-19 redobrou a atenção quanto à higienização dos ambientes – e nós não vamos perder esse hábito tão cedo. 

Para uma limpeza eficaz, indica-se o uso de uma solução de água com detergente, e quem quiser caprichar um pouco mais também pode usar água sanitária. Essa última recomendação não se aplica a revestimentos sem esmalte, que não devem ter nenhum contato com produtos que contenham cloro em sua composição.

É importante aplicar o produto sempre diluído, e nunca diretamente sobre o piso. Evite deixar o revestimento descansando com a solução, como se estivesse de molho. Depois da limpeza, faça o enxágue com um pano úmido e limpo, tirando todos os resquícios.

Não utilize produtos ácidos, que possam corroer o esmalte do acabamento, e evite itens abrasivos, pois eles podem riscar o polimento do seu piso.

Além disso, evite usar sabão em pó. Qualquer vestígio do produto, em contato com a água, deixa o piso escorregadio, tornando o ambiente propício a acidentes.

Também não misture produtos diversos. Os componentes químicos podem causar uma reação indesejada e liberar gases tóxicos, prejudiciais à saúde.

Como limpar cada tipo de porcelanato?

Cada um desses pisos têm características e acabamentos diferentes. Por isso, você deve prestar atenção e fazer a limpeza mais adequada para cada tipo de porcelanato. Assim, seu revestimento será conservado por muito mais tempo.

como limpar porcelanato

 

Como limpar porcelanato polido

O porcelanato polido é um dos mais conhecidos no mercado. Como o polimento faz com que a superfície desse piso tenha uma camada lisa, ele não é recomendado para espaços abertos ou que tenham contato com a água.

Para a higienização, retire o excesso de pó com um aspirador ou uma vassoura de cerdas macias, para não riscar o porcelanato.

Na sequência, use um pano macio, umedecido em solução de água com detergente neutro (uma colher de detergente para cada 5 litros de água). Para finalizar, passe um pano seco para retirar os resquícios de umidade e garantir o brilho do piso.

Como limpar porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado tem acabamento com efeito entre semibrilho e fosco, sendo assim menos sensível a riscos.

Para a limpeza, retire o excesso de pó com um aspirador ou uma vassoura. Depois, use um pano embebido em solução de água com detergente neutro por toda a superfície, e deixe o revestimento secar.

Como limpar porcelanato granilhado

O porcelanato granilhado tem como base o acabamento acetinado, porém recebe uma camada extra de granilhas no esmalte. Essas granilhas são pontos que imprimem ao acabamento uma textura mais áspera e rústica.

Embora seja menos sujeito a riscos se comparado ao acetinado, este porcelanato também requer cuidados na limpeza. 

O primeiro passo é retirar o excesso de sujeira, com o auxílio da vassoura. Em seguida, jogue a solução de água e detergente. 

Se o piso estiver muito sujo, é possível usar uma vassoura com cerdas um pouco mais duras e água quente para ajudar a remover a gordura. 

Na sequência, enxágue. Caso a sujeira persistir, é indicado repetir o processo.

Como limpar porcelanato amadeirado

Esse porcelanato traz uma sensação de aconchego e, por isso, é bastante usado em ambientes internos, como salas e quartos.

O acabamento é feito com tecnologia, para que a impressão corresponda aos tons e às texturas da madeira natural.

Para a limpeza, retire o pó com a ajuda de uma vassoura ou de um aspirador. Passe um pano umedecido em solução de água e detergente neutro e, por fim, retire toda a umidade usando um pano seco.

Como limpar rejunte de porcelanato

como limpar porcelanato

 

Os rejuntes de porcelanato são um capítulo à parte na hora de manter a casa com um aspecto limpo.

Por mais que haja cuidado na higienização e na manutenção do piso, com o tempo é normal que o rejunte fique escuro. Porém, essa sujeira depositada entre uma peça e outra do revestimento pode dar um ar de desleixo ao local.

Para melhorar esse aspecto, você pode aplicar saponáceo cremoso diluído em água. Com o lado amarelo (macio) de uma esponja umedecido com a solução, esfregue as áreas do rejunte.

Depois, passe um pano umedecido apenas em água, retirando completamente a solução de saponáceo aplicada anteriormente. Faça essa etapa logo após a limpeza, evitando que o produto seque no revestimento. Para finalizar, passe um pano seco em todo o chão.

 

Com essas orientações sobre como limpar corretamente o porcelanato, o seu espaço ficará limpo e o seu revestimento com aparência de novo. 

Lembre-se que uma boa manutenção é mais do que um cuidado com a higiene – é também uma economia. Afinal, com o piso conservado, você poderá trocá-lo apenas quando quiser mudar a decoração!

Se você ainda não decidiu qual revestimento irá usar na sua construção ou reforma, conheça os nossos lançamentos!