Como limpar porcelanato e Intech e quais produtos utilizar

Uma limpeza realmente eficaz pode ser notada logo de início, e é importante que a beleza de seu efeito dure um tempo considerável.

Neste conteúdo exclusivo, preparamos dicas especiais para você que possui dúvidas sobre esse processo ou apenas deseja saber mais sobre como manter o porcelanato da sua casa ou escritório limpo por mais tempo

Porcelanato: cuidado e limpeza nos pequenos detalhes

O porcelanato possui uma longa história em nossa arquitetura. Assim, é mais do que natural que surjam tanto dúvidas quanto soluções no momento de deixar seu porcelanato limpo por mais tempo. 

Como não somos de passar pano para nenhuma sujeira, aqui vão algumas dicas pra lá de brilhantes. Acompanhe!

Como limpar piso porcelanato

Fazer a manutenção de limpeza do seu porcelanato é muito simples e pode ser realizado de forma prática e eficiente. 

Comece varrendo o piso e, para essa missão inicial, escolha uma vassoura que não vá arranhá-lo. Uma boa dica é dar preferência àquelas com cerdas macias. 

Após a varredura, forme uma solução de limpeza com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro e acrescente 5 litros de água. Em seguida, passe um pano de chão com a solução recém-elaborada.

Acabou? É isso? Quase lá. Para finalizar essa limpeza com chave de ouro, é indicado passar mais um pano – dessa vez seco, para evitar a formação de pequenas poças que podem vir a manchar o seu porcelanato. 

Como limpar porcelanato com vinagre

Uma ótima saída para as pessoas que querem limpar o porcelanato, mas possuem alergia a certos produtos químicos é, sem dúvida alguma, o uso de vinagre, e esse processo é tão simples quanto parece. 

Basta diluir um pouco de vinagre na água e passar no porcelanato com um pano para espalhar a solução de maneira homogênea. Deixe agir por 5 minutos e passe outro pano, agora limpo e úmido apenas com água, para tirar o vinagre do seu porcelanato. Repita o processo para ter certeza que todo o vinagre foi retirado e, por fim, passe um pano seco para finalizar.

Antes de começar a limpar, uma boa dica é realizar um teste em um canto mais escondido do seu piso, já que cada marca possui características próprias de produção e, vez ou outra, surpresas podem acontecer. 

Porcelanato polido

São muitos os tipos de porcelanato disponíveis no mercado, mas é a sua versão polida que mais faz sucesso no momento de decorar, principalmente em ambientes internos, como sala e cozinha. 

Como limpar porcelanato polido 

Limpar porcelanato polido é um processo bastante parecido com a limpeza do porcelanato normal, porém com alguns cuidados adicionais. 

Comece varrendo o espaço com uma vassoura de cerdas macias, ou até mesmo com a ajuda de um aspirador de pó. Deixe toda a superfície livre da sujeira mais grossa que pode, ocasionalmente, riscar o porcelanato. 

Feita a primeira limpeza, reserve um balde com uma solução composta de detergente neutro e água. Molhe um pano macio nesta solução, torça o excesso para deixá-lo somente úmido e passe por toda a superfície. Finalize com um pano seco para retirar a umidade do local.

Porcelanato acetinado

É inegável que o porcelanato acetinado possui um charme próprio. Permanecendo entre o efeito semibrilhante e o fosco, esse tipo de decoração é mais comumente utilizado em áreas externas. Você sabe qual o melhor modo de limpá-lo?

Como limpar porcelanato acetinado

Como o porcelanato acetinado possui uma superfície com características um pouco mais ásperas, que podem juntar sujeira com mais facilidade, o ideal é que a primeira etapa – a de varrer o ambiente – seja um pouco mais criteriosa.

Feito isso, misture em um balde uma solução com água e detergente neutro, molhe um pano e retire o excesso torcendo um pouco. Passe esse pano em todo o ambiente desejado e um outro pano limpo para secar a superfície.

Porcelanato fosco

Assim como o próprio nome já sugere, essa é uma opção de piso totalmente livre de brilho. Sendo assim, é muito escolhida para decorar ambientes externos. 

Como limpar porcelanato fosco

Para a limpeza do porcelanato fosco, vale uma dica valiosa: simplicidade é tudo, visto que produtos químicos pesados podem danificar a qualidade do piso

Comece limpando toda a área desejada com uma vassoura, retirando o excesso de sujeira. Feito isso, reserve um balde com água misturada com detergente líquido, molhe um pano na solução e passe por toda a área. Por fim, molhe outro pano somente com água e passe novamente para retirar qualquer excesso da mistura anterior, e utilize um pano seco para enxugar a área. 

Apenas no caso desse tipo de porcelanato é indicado que se faça, pelo menos uma vez ao mês, uma limpeza especial para evitar que o seu piso ganhe uma coloração amarelada. Para criar essa mistura, misture água e dilua um pouco de saponáceo cremoso. Molhe um pano nesta solução e passe em toda a superfície. 

Para finalizar, passe um pano molhado apenas com água para retirar os resquícios da primeira solução e seque. 

Porcelanato amadeirado

Poucos pisos no mundo se equiparam ao porcelanato amadeirado quando o assunto é elegância e sofisticação. Com tantas cores e tamanhos, existe alguma maneira adequada para a limpeza desse piso? É o que você vai descobrir agora. 

Como limpar porcelanato amadeirado

Comece varrendo o espaço ou passando um aspirador de pó, a fim de retirar toda a sujeira mais grossa da superfície do piso. A seguir, em um balde, faça uma solução de detergente neutro e água e passe um pano levemente umedecido sobre todo o porcelanato. Finalize com um pano seco para retirar toda e qualquer umidade. 

Vale lembrar que há porcelanatos no mercado com diversas características, em formato de réguas ou com acabamentos acetinados, granilhados, brilhantes, polidos e dry tech. Por isso, é essencial checar esses detalhes para escolher o método de limpeza mais adequado.

Como limpar o rejunte de porcelanato

Falamos muito sobre como limpar seu porcelanato, mas e o rejunte? Saiba que esse material possui um modo próprio e especial para ser limpo também. Vamos a ele! 

Em um balde, coloque água e dilua o saponáceo. Para aplicar a solução ao rejunte sem danificá-lo, uma boa dica é utilizar, com delicadeza, o lado amarelo de uma esponja convencional de pia. 

Depois, limpe toda a área com um pano umedecido apenas com água e finalize com um pano seco, para secar por completo. 

Porcelanatos e dicas de sucesso é na Fragnani

Agora você sabe um pouco mais sobre como limpar e fazer a manutenção de diversos tipos de porcelanato e até mesmo de seus rejuntes. 

Então, lembre-se: quando estiver buscando uma marca de porcelanatos de alta qualidade, conte com o Grupo Fragnani para montar sua casa ou escritório com a melhor matéria-prima e um time treinado para atender com profissionalismo e excelência.

 

Acesse aqui nosso portfólio e conheça todos os nossos produtos!