Aprenda a fazer um pós-venda estratégico

02 set 2022

Quem faz a gestão de uma loja de materiais de construção sabe muito bem que a venda tem diferentes fases, desde a visita do cliente ao estabelecimento até a finalização da compra. Mas, engana-se quem pensa que a venda termina aí. É preciso se preocupar também com a jornada do consumidor no pós-venda

Entre os objetivos do pós-venda está a fidelização do cliente, especialmente em um segmento tão competitivo, como o de materiais de construção. Por isso, essa etapa é marcada por todas aquelas ações que o empresário faz para verificar e garantir a satisfação do consumidor

A continuidade no atendimento proporcionada pelo pós-venda abre caminhos para a manutenção do relacionamento com o cliente, facilitando a divulgação de lançamentos e promoções, além de outros benefícios. Ações simples, como entrar em contato para saber se a entrega do produto foi realizada como o esperado, impacta diretamente na forma como o consumidor enxerga a sua loja.

As estratégias de pós-venda são um diferencial para o seu negócio. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que 85% das empresas brasileiras nunca contataram o consumidor após uma compra, ou seja, nunca fizeram pós-venda. Sendo assim, as lojas que se preocupam com essa etapa estão um passo à frente no melhor relacionamento com o cliente. 

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Como começar uma estratégia de pós-venda?

Bom, após entender a importância dessa etapa para o sucesso do negócio e para a fidelização de clientes, é necessário saber como implementar o pós-venda na loja. Segundo o Sebrae, existem basicamente dois tipos de processos que podem ser oferecidos aos clientes: o pós-venda ativo e o receptivo.

O pós-venda ativo é aquele em que o time de vendas busca o contato com os clientes para sanar dúvidas, obter feedbacks e sugestões de melhorias. Já o receptivo é aquele em que a equipe não vai atrás do cliente, mas está sempre disponível em diversos canais de comunicação. 

“Seja qual for o tipo de pós-vendas que você adotar, é possível ampliar os laços com o cliente, fortalecendo o posicionamento da sua marca”, informa o Sebrae. 

Para o pós-venda ativo, a dica é implementar no seu estabelecimento uma pesquisa de satisfação, uma ferramenta que, por meio de perguntas estratégicas, consegue avaliar se o seu negócio entrega o que o seu cliente realmente procura, servindo também como um canal de comunicação e relacionamento. 

3 dicas para um pós-venda estratégico

E já que você acompanhou até aqui, que tal aprender agora algumas dicas do Sebrae para ter um pós-venda estratégico? Confira abaixo algumas orientações da instituição:

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1. Conheça o seu público-alvo e personalize o atendimento, bem como anúncios de publicidade, para cada tipo de cliente. Ao entender o perfil do seu consumidor, você irá acertar ainda mais na comunicação com ele. E claro, não se esqueça de monitorar os indicadores de atendimento e ser ágil na solução de problemas.

  1. Tenha sempre um canal de comunicação aberto para receber feedbacks. Pode ser através de uma pesquisa da satisfação, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou até mesmo via WhatsApp. Para isso, esteja sempre atento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para não usar as informações dos clientes de forma inapropriada. Saiba mais sobre a LGPD no varejo clicando AQUI.

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  1. Mantenha os seus clientes atualizados no pós-venda, oferecendo promoções especiais, comunicando novidades em primeira mão e convidando-os para coquetéis de lançamento, por exemplo. Mas, não faça um bombardeio de informações. Isso pode ser cansativo e afastá-los, ao invés de fidelizá-los. 

 

Saiba mais:

A capacitação dos vendedores que vão trabalhar no pós-venda é essencial para o sucesso da estratégia. Clique no link e saiba como aplicar treinamento de vendas para os seus colaboradores: 

https://www.grupofragnani.com.br/blog/como-aplicar-treinamento-de-vendas/

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