Importância da limpeza e manutenção de pisos

20 maio 2023

Os pisos são uma parte importante da decoração de uma casa, além de serem fundamentais para o conforto e segurança dos moradores. No entanto, para que eles permaneçam bonitos e garantir a durabilidade, é necessário realizar a limpeza e manutenção de pisos regularmente. 

Neste artigo, vamos abordar de forma mais detalhada a importância desses cuidados e fornecer dicas práticas para a limpeza e manutenção de pisos e revestimentos cerâmicos.

Importância da limpeza e manutenção de pisos

A sujeira acumulada pode riscar, manchar e até mesmo corroer o piso, além de ser um ambiente propício para a proliferação de ácaros e outros micro-organismos prejudiciais à saúde. A falta de cuidado com os pisos pode resultar em danos irreversíveis, como rachaduras e deformações, que podem ser custosos de reparar.

Dicas para limpar pisos de porcelanato

Os pisos de porcelanato precisam de alguns cuidados específicos, portanto, vale a pena conferir alguns abaixo, para aumentar a vida útil deles em seu ambiente:

  • Utilize uma vassoura de cerdas macias para remover a poeira e sujeira solta. A limpeza regular do porcelanato com uma vassoura ajuda a evitar o acúmulo de sujeira, o que pode causar danos a longo prazo.
  • Utilize um detergente neutro diluído em água morna para a limpeza regular do porcelanato. Isso ajudará a remover a sujeira e a manter o brilho natural do porcelanato.
  • Não utilize produtos abrasivos ou ácidos na limpeza do piso de porcelanato, pois eles podem causar danos ao revestimento. Produtos como cloro, água sanitária e vinagre podem corroer e manchar o porcelanato.
  • Utilize um pano macio ou esponja para limpar manchas difíceis, sempre com movimentos suaves. Se houver manchas difíceis de remover, como as de gordura, utilize um detergente específico para remover a sujeira sem causar danos ao porcelanato.

Dicas para manter os pisos sempre bonitos

É claro que todos os tipos de revestimentos precisam de cuidados especiais, então, vale a pena considerar a manutenção de pisos conforme as seguintes dicas:

  • Evite arrastar móveis ou objetos pesados sobre para não riscar nem danificar o revestimento.
  • Utilize tapetes e capachos na entrada da casa para evitar a entrada de sujeira e detritos que danifiquem o piso.
  • Evite deixar líquidos ou alimentos derramados por muito tempo no piso, eles podem manchar e corroer o revestimento.
  • Use protetores de feltro ou silicone nos pés dos móveis para evitar arranhões.
  • Realize a manutenção conforme as instruções do fabricante do piso com frequência, assim será possível garantir a durabilidade e a beleza do revestimento.

Conclusão

A limpeza e manutenção regular dos pisos é essencial para garantir a durabilidade e a beleza do revestimento. Além disso, é importante seguir as instruções do fabricante para evitar danos irreversíveis. 

Com as dicas fornecidas neste artigo, você poderá manter seus pisos sempre limpos, bonitos e seguros para toda a família. Confira todas as nossas opções disponíveis no site clicando aqui.

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!