Como evitar conflitos entre vizinhos durante as reformas de fim de ano

11 nov 2022

O final do ano costuma ser uma época de férias e também um momento onde as pessoas aproveitam para fazer uma reforma em casa para receber amigos e familiares durante as festividades. Entretanto, realizar uma reforma em um apartamento ou condomínio, nem sempre é uma tarefa fácil, considerando que podem surgir conflitos entre vizinhos por conta do quebra-quebra da obra.

Para Gisele Fernandes, Gerente Geral da OMA (Administradora Predial), é essencial que as regras do condomínio estabelecidas para a realização de obras sejam cumpridas integralmente, sob pena de aplicação de advertência, multa ou até mesmo, interrupção da obra pelo condomínio. Estas regras estão inseridas no ordenamento do Condomínio: convenção, regimento interno e/ou atas de assembleias. “Afinal, uma obra é um tema sensível nos Condomínios e não é incomum provocar desavenças entre os condôminos, haja vista que o barulho, a sujeira e, consequentemente, o desconforto são inevitáveis”, ressalta.

Uma orientação importante para evitar conflitos entre vizinhos durante a obra é sempre acompanhar se as regras do condomínio estão sendo cumpridas e agir rápido quando identificado o não cumprimento. Por exemplo: o condômino deve comunicar a administradora com relação ao período da obra, cronograma e previsão de término.  Além disso, a administradora deve sempre comunicar os condôminos quanto ao período de maior barulho da obra já que recebeu o cronograma. “Aliás, o condômino dono da obra deve indicar sempre no cronograma os períodos de atividades mais ruidosas, isso ajuda na expectativa dos condôminos e diminui a ansiedade.  Ações como estas tendem a diminuir as reclamações e os conflitos entre vizinhos”, complementa.

Cuidados na hora de iniciar uma obra para evitar conflitos

De acordo com a Dra. Alessandra Bravo, advogada especialista em Direito Condominial, muitas vezes, conflitos ocorrem pela falta de comunicação, falta de limpeza na realização de obras, barulhos provocados fora do horário permitido ou que ultrapassem o limite permitido de ruído.  Hoje, assim como os condomínios necessitam ter um advogado imobiliário para auxiliar na gestão, é imperioso a necessidade de um engenheiro, evitando acidente e até a perda do seguro, caso não se tenha tomado as devidas precauções e análise, bem como solicitação dos documentos obrigatórios para reforma de acordo com as formalidades obrigatórias previstas na NBR.

Nenhuma obra pode ser realizada sem que o condomínio receba primeiramente a documentação obrigatória pela NBR 16.280/2014, dentre elas: Memorial Descritivo da Obra e a ART do engenheiro responsável ou RRT do arquiteto responsável pela obra e contratado pelo morador que executará. Em alguns municípios, é obrigatória a entrega da documentação na Prefeitura para autorização de pequenas reformas, pois se a obra for denunciada, tanto o morador como o Condomínio, podem ser autuados.

Dicas para evitar conflitos com vizinhos durante a obra

Para a advogada, para evitar conflito entre vizinhos durante uma obra ou reforma, o primeiro passo é que haja uma comunicação assertiva e transparente. “Deve-se atender os direitos do morador que quer fazer a obra, bem como aos demais que estarão recebendo o efeito da mesma, tudo dentro do limite tolerável da lei e do regulamento interno daquele condomínio”, destaca. Ainda, de acordo com a administradora OMA, é fundamental que todos tenham compreendido que a obra vai acabar e as relações entre os condôminos vão ficar, todos respeitando as regras, o período ainda que o incômodo, certamente, será menos danoso ao convívio. Além disso, ela orienta que todos os condôminos acompanhem a sua própria obra, observando se as normas do condomínio estão sendo seguidas pelos seus contratados. “Se possível, contate seus vizinhos, se coloque à disposição ou, até mesmo, se desculpe pelos transtornos. Gestos gentis e empáticos costumam ajudar bastante nesse período”, finaliza.

 

Confira também dicas práticas para planejar a sua reforma:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/reforma-de-casa-planejamento/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!