Como saber que o meu negócio precisa de um contador?

12 ago 2022

A rotina de um empreendedor é cheia de funções. Estoque para cuidar, time para motivar, compras para fazer e, claro, contas para pagar. Na correria do dia a dia, é bastante desafiador gerenciar e fazer todas essas atividades com excelência. Nessa missão de equilibrar e manter todos esses pratos girando sem deixá-los cair, a terceirização de alguns serviços, como a contabilidade, pode ser fundamental e uma grande aliada para a gestão.

Ter um contador de confiança é essencial para a evolução do negócio. Afinal, contar com o serviço desse profissional irá te ajudar a focar em outras atividades da sua empresa, já que as questões contábeis, fiscais e tributárias poderão estar nas mãos de quem realmente entende do assunto. Ou seja, você não precisará mais ficar com medo de cometer erros na hora de, por exemplo, declarar o imposto de renda da sua empresa.

Mas, como saber se o seu negócio precisa de um contador e como encontrar o profissional ideal para a sua loja? Para responder essas perguntas, conversamos com Jorge Torrez, sócio do Portal 4 Mãos, plataforma que conecta empreendedores com escritórios de contabilidade. Continue a leitura para descobrir o que você precisa para ter o parceiro perfeito para a sua empresa.

Como saber que o meu negócio precisa de um contador?

É comum que empreendedores precisem dos serviços de contadores para diversos procedimentos. Mas, na categoria Microempreendedor Individual (MEI), a contratação não é obrigatória, de acordo com a Lei 128/2008. “A MEI isenta essa responsabilidade, pois, através do Portal do Empreendedor, é possível entregar todas as obrigações que essa categoria necessita”, explica Torrez. Vale lembrar que, para permanecer enquadrado nessa categoria, a empresa deve faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Mas, se a sua loja de materiais de construção continuar crescendo ou se você já tem um plano de negócio bastante sólido e estruturado, é inevitável que a sua empresa irá precisar dos serviços de contabilidade. Pagamentos de tributos exagerados, contratação de novos colaboradores e falta de conhecimento sobre o universo contábil são alguns dos sinais de que você necessita da ajuda desse profissional. 

“Com a contratação de um contador, toda a parte de lançamento, emissão de nota fiscal, contas a pagar e receber pode sair da responsabilidade do empreendedor, facilitando a rotina administrativa. Além disso, as entregas contábeis, fiscais e tributárias serão feitas de forma adequada e dentro da legislação”, complementa Torrez.

 

E como escolher um contador? 

O primeiro passo é buscar por profissionais certificados, afinal, um contador que atua sem registro está cometendo uma infração. Uma das formas mais comuns de se encontrar e escolher um contador é através da indicação de outros administradores. 

Apesar de ser bem simples e aparentemente confiável, a indicação pode não ser o melhor caminho, afinal, quem está te indicando não conhece profundamente as necessidades do seu negócio. Por isso, é fundamental entender quais são os quatro tipos de escritórios de contabilidade que existem hoje no mercado e definir qual é o ideal para a sua loja. Segundo Torrez, os modelos de serviços são:

como-escolher-contador

Contabilidade tradicional: são escritórios que não fazem uso de tecnologia, atuam com a proposta de valor de entregar obrigações, possuem relações presenciais e sólidas com os clientes e, geralmente, com alto custo de contratação. As atividades chaves são coletas e digitalização de documentos.

contabilidade-digital-para-loja

Contabilidade digital: são os escritórios que possuem a tecnologia ao seu favor. Possuem uma proposta de serem mais eficientes e proporcionam consultoria e educação para os seus clientes. Apesar da relação ser digital, através do atendimento online, alguns encontros são presenciais. A contratação costuma ser mais acessível.

contabilidade-consultiva-para-loja

Contabilidade consultiva: são os escritórios que atuam com o papel principal de melhorar o desempenho do cliente através de consultoria e treinamento. A relação é próxima e bastante personalizada. Esse modelo conta também com a tecnologia e também possui alto custo de contratação.

contabilidade-online-para-lojas

Contabilidade online: são os escritórios que atuam 100% através das plataformas digitais e com serviços prestados por meio da tecnologia, quase como startups. São bastante acessíveis. A relação com o cliente é feita exclusivamente por chamados ou chat, sem encontros presenciais ou personalizados. 

“Eu costumo dizer que o processo da parte contábil deve ser parte do seu planejamento de negócio. Então, o empreendedor precisa entender as diferenças entre os modelos de contabilidade para tomar a decisão correta para a sua empresa. O melhor escritório de contabilidade para a sua loja é aquele que vai atender às suas necessidades e expectativas”, conclui Torrez. 

Leia também: https://www.grupofragnani.com.br/blog/gastos-com-energia-conta-de-luz/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!