Como deixar o quarto mais aconchegante?

16 jan 2023

Para muitos, estar em casa é a melhor coisa que existe, só perde para estar em um quarto super confortável e acolhedor. Por isso, escolher detalhes, decoração e um visual para um quarto aconchegante é fundamental para transformá-lo no melhor cômodo da casa.

É no quarto que você pode aliviar o estresse, descansar e relaxar após um dia longo de trabalho, então, quanto mais agradável e adequado para estes objetivos, melhor. Quer saber como? Confira as dicas abaixo e tenha um ambiente tranquilo, gostoso e mais aconchegante do que nunca!

Escolha a cor que te faz bem

Geralmente, as cores dos quartos costumam ser mais neutras, especialmente por serem mais fáceis de combinar com detalhes coloridos. Porém, é importante optar por cores que deixem o seu quarto aconchegante e confortável visualmente falando.

Isso porque as cores são capazes de transmitir sensações e estímulos diretamente ao nosso cérebro. Então, vale a pena considerar estes estímulos para ter um momento relaxante na hora de descansar, por exemplo.

As cores consideradas mais frias, como os tons suaves de violeta, azul e verde são responsáveis pelo relaxamento e alívio. Elas costumam remeter nossa memória visual à lembrança de matas e florestas, águas dos mares e até aos oceanos. 

Já as cores neutras, como tons de marrom, cinza e bege, tendem a associar-se à madeira das árvores. Pode ser uma boa opção para decorações mais rústicas!

Enquanto isso, a cor branca é a preferida dos brasileiros, devido sua total neutralidade. A sensação transmitida pela cor branca é de calma e tranquilidade, além de passar confiança e segurança. 

Porém, é preciso dosar bem a iluminação, porque o branco reflete muito a luz e pode nos deixar despertos. Neste caso, o ideal é escolher lâmpadas de menor potência para deixar o ambiente mais relaxante e aconchegante.

A combinação de cores também é uma boa opção para potencializar a sensação de aconchego. Você pode pintar uma parede com a cor desejada e usar um tom diferente nas demais. Dessa forma, você quebra a monotonia sem perder a finalidade principal do quarto: o descanso.

Invista no colchão ideal para um quarto aconchegante

Outro ponto muito importante é a escolha do colchão ideal, para que todo o conforto deixe o seu quarto super aconchegante. A primeira dica é: escolha um colchão que seja capaz de te dar uma boa sustentação, sem que você afunde muito, isso é fundamental para uma noite de descanso.

A próxima dica é medir a densidade e escolher o tamanho de seu colchão, isto é, a quantidade de espuma por metro cúbico. Além disso, você também precisará saber qual o tamanho do colchão é o ideal para o seu tipo de cama.

O próximo ponto a ser escolhido é a sustentação de seu colchão: molas ou espuma? Certamente, nesta hora você tem as mais variadas opções para encontrar a que melhor se encaixa aos seus objetivos e necessidades na hora do descanso.

Não se engane com aquelas dicas que dizem “quanto mais duro, melhor para a postura”. O colchão simplesmente deve ajustar-se corretamente ao corpo. Ou seja, respeitar a curvatura natural do corpo fará com que a coluna fique alinhada devido à total sustentação do colchão.

Acerte na escolha do revestimento

De fato, escolher um revestimento para compor o visual do seu quarto vai depender bastante dos outros detalhes que já foram escolhidos, como por exemplo qual estilo você deseja para o cômodo. 

A partir daí, é a hora de definir o tamanho das peças que serão usadas, para então escolher a cor e até mesmo a textura para manter o seu quarto aconchegante. As melhores opções de revestimento para o quarto são os polidos e esmaltados, pois oferecem um leve brilho e resistência ideal para um ambiente com pouca movimentação.

Uma grande vantagem do revestimento polido é a sua facilidade na hora de limpar. Então, mesmo para pessoas que buscam por um visual mais clean, ele é uma alternativa bem interessante.

No entanto, se o seu objetivo é a versatilidade, o revestimento esmaltado cumpre bem esse papel, já que você pode optar pela aparência de madeira, por exemplo. Assim como materiais que lembram tecidos e que oferecem uma sensação de aconchego que os quartos pedem.

Uma ideia incrível para você visualizar como ficará o seu quarto é fazer uma simulação no site do Grupo Fragnani. Dessa forma, você verá qual opção combina mais com o visual que você realmente quer para o seu cantinho!

Mantenha-o organizado

A organização, sem dúvida, é a parte mais crucial de um quarto aconchegante. É muito mais confortável você dormir em um local arejado, com cada coisa em seu lugar, não é mesmo? Então, manter esse espaço arrumado é primordial para o seu conforto, descanso e bem-estar.

O quarto organizado faz com que o seu descanso seja mais efetivo, que você tenha um sono de qualidade e consiga recuperar as energias. Ou seja, só existem vantagens em deixar todas as coisas em seu devido lugar em seu quarto!

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog para ler mais sobre decoração e tendências!

Deixe o seu comentário

3 comentários em “Como deixar o quarto mais aconchegante?”

  1. Thanks for great information. What trips can you recommend in 2024? Astro tourism, eco diving, home swapping, train stations are the new food destinations,sports tourism, coolcationing, gig tripping, private group travel?

  2. Hello, We are very interested in learning more about your products and services for the purpose of large scale and long-term investment. Please kindly send me your latest catalog or products listing. We look forward to your Swift response. Email:davidsong2030@gmail.com. Yours Faithfully, Mr.David Song AA4 FINANCIAL SERVICES LIMITED UNITED KINGDOM Email:davidsong2030@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!