Como deixar o ambiente minimalista?

16 nov 2022

Ter um ambiente minimalista em casa e no trabalho, além de charmoso, é muito relaxante, pois o menor número de informações no espaço reduz o estresse e as distrações. 

 

Você tem interesse em aderir ao minimalismo nos seus espaços de convivência ou nos seus ambientes mais individuais, mas não sabe por onde começar? 

 

Muitas pessoas pensam que, para aplicar este estilo, é preciso se desfazer de muitas coisas que você já tem em casa ou na sua estação de trabalho. Mas não necessariamente isso é verdade. 

 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o minimalismo como estilo de decoração de interiores e ver algumas dicas práticas para ter um ambiente minimalista em qualquer espaço que você queira aplicar o estilo.

 

O que é um ambiente minimalista?

Um ambiente minimalista é um espaço estruturado, decorado e organizado com a mentalidade “menos é mais”. Mas, claro, minimalismo como um estilo de decoração vai muito além disso ou do que simplesmente ter menos coisas na sua casa ou escritório. 

 

A decoração minimalista é resultado de um estilo de vida de quem tem a intenção de viver cercado somente pelas coisas que realmente importam ou são necessárias para o dia a dia. Portanto, um ambiente minimalista é um lugar em que todos os excessos são, ou devem ser, eliminados. Esses excessos incluem: coisas, informações, cores, luzes, etc.

O que é uma decoração minimalista?

Uma decoração minimalista não é aquela que é mais fácil e exige menos esforços criativos das pessoas, ao contrário do que muitos pensam. 

 

Na verdade, como os próprios especialistas em decoração e arquitetura observam, a decoração minimalista pode dar ainda mais trabalho para ser estruturada, pois seleciona menos peças e itens, o que exige mais análise na preparação dos ambientes. Já que tudo nesse estilo deve ter um propósito tanto estético quanto funcional. 

 

Ainda assim, os experts nesse tipo de design declaram que é possível aderir à estética minimalista de uma forma simples, como a própria proposta do estilo é. Mas eles destacam que, ao optar por essa tendência, o ideal é ir além dos visuais: é necessário realmente adotar o minimalismo como um estilo de vida. 

Passos básicos para uma decoração minimalista 

Há alguns passos que os experts recomendam para quem quer aderir à decoração minimalista nos seus ambientes. São os seguintes:

 

  1. Pense no porquê: se você deseja um ambiente mais minimalista na sua casa ou espaço de trabalho, o primeiro passo é pensar por que você quer isso. Quando a razão para essa mudança é clara, também fica fácil escolher os itens que você quer manter e os que você vai eliminar ou passar para frente. 

 

  1. Dê novos propósitos ao que você já tem: antes de comprar novas mobílias, utensílios domésticos ou novos artigos de decoração, use o que você já tem. Veja que outras funções eles podem desempenhar na configuração dos seus ambientes, assim, você deixa os espaços mais organizados e gasta menos. 

 

  1. Decore com toques pessoais: quando você é minimalista, os detalhes ficam mais evidentes. Portanto, é mais fácil dar toques pessoais à sua casa, pois eles vão se destacar mais, diferente do que seria com outros estilos em que a sua personalidade teria que ser expressada de uma forma mais chamativa e, quem sabe, não tão única. Coisas simples já podem dar uma singularidade aos lugares. 

 

  1. Tenha propósito com o que você compra: desenvolva um mindset minimalista, especialmente na hora de comprar. Assim, você adquire as coisas com propósito e não enche sua casa de coisas desnecessárias. Sempre pense: este ítem vai trazer quais benefícios para minha casa/meu escritório?

 

  1. Escolha as peças atemporais: no estilo minimalista, como você vai comprar menos coisas, é possível investir no que é melhor e tem mais qualidade. Isso é ótimo no que diz respeito a móveis e decoração: escolha peças de melhor qualidade, mais neutras e sóbrias que nunca deixam de ser estilosas. Uma dica de decoração fundamental nesse sentido é selecionar tudo que passa uma vibe moderna, relaxante, iluminada e arejada. 

O que é um quarto minimalista?

Um quarto minimalista não é apenas um ambiente com poucas cores e pouca mobília. Ele é principalmente um espaço de descanso onde você encontra poucos ou nenhum cantinho ou objeto em que possa empilhar roupas e deixar pertences jogados. É um lugar bastante funcional, que pode ser facilmente organizado a fim de proporcionar relaxamento, afinal, esse é o seu propósito. 

Para se ter, de fato, um quarto minimalista, é preciso escolher uma paleta de cores neutra que misture tons de cinza e toques de branco para suavizar as superfícies e texturas. Isso deve se aplicar tanto nas paredes, solo e piso, quanto na mobília. Um look monocromático de tons mornos é ideal para criar uma atmosfera relaxante. 

Como montar uma sala minimalista?

Quando se trata de montar uma sala minimalista, é importante lembrar que toda peça de mobília, decoração e ambientação conta. As linhas dos móveis e decoração devem se encaixar bem, criando um visual clean. Entre superfícies, texturas e peças para decorar, misturar tons escuros e neutros entre marfim e amadeirados é uma excelente escolha. 

Os tons monocromáticos podem ser quebrados com a diversidade de texturas, por isso, preste atenção na escolha de tapetes, cadeiras e, especialmente, no design das cerâmicas. Foque na sofisticação do “menos é mais” e lembre-se do principal fator do mindset minimalista: pense na funcionalidade das coisas. 

Quais são as cerâmicas minimalistas da Incefra?

Quer apostar em bom gosto e ter a certeza que vai investir nas cerâmicas com o melhor design para deixar um ambiente minimalista na sua casa ou escritório? A Incefra tem uma série de opções extremamente sofisticadas e modernas para casar em cores, texturas e linhas com a sua decoração minimalista. 

Veja as opções de cerâmica para ambiente minimalista aqui.

Deixe o seu comentário

1 comentário em “Como deixar o ambiente minimalista?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!