Dicas para decorar sala pequena e simples

13 out 2022

Decorar sala pequena tanto em espaços residenciais como nos comerciais pode ser um grande desafio para muitas pessoas, seja por conta do investimento para se elaborar um projeto de qualidade ou por conta de todo o trabalho com reforma e quebra-quebra. Entretanto, é possível decorar uma sala pequena sem gastar muito. Quer saber como? Continue lendo o nosso artigo.

Para a proprietária da ACM Interiores, Ana Carolina Melo, que é arquiteta formada pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) e atua em Campinas desde 2019, antes de iniciar um projeto para decoração de sala pequena, o primeiro passo é conversar com o cliente e entender o sonho dele. “O arquiteto é essencial nesse processo, pois ele vem para ajudar a realizar os desejos dos clientes, aliando funcionalidade e aproveitamento do espaço”, orienta.

Dicas para decorar uma sala pequena de maneira simples e sem gastar muito

Uma grande preocupação dos clientes é aliar o orçamento ao desejo de um ambiente decorado. Com a pandemia houve um grande aumento dos valores relacionados aos materiais da construção civil, então é um grande desafio desenvolver um projeto aconchegante e financeiramente atrativo para os clientes.

Sala pequena com revestimento em 3D da Tecnogres

Depois da pandemia, as paredes simples estão ficando para trás no mundo moderno e as paredes com os revestimentos diferenciados como o acabamento em 3D – que é um dos ambientes encontrados no site da Tecnogres – tem ganhado cada vez mais espaço, se tornando, muitas vezes, protagonistas na decoração de uma sala pequena.

Além disso, os móveis precisam ser funcionais, pois os pequenos espaços precisam dessa solução. “Não podemos esquecer do truque mais conhecido na decoração, que é abusar da luz natural, se não for possível trabalhar uma iluminação rica em detalhes”, orienta. Garimpar em lojas de decoração vasos coloridos e almofadas também é uma ótima alternativa, sem esquecer das plantas que trazem ainda mais aconchego para os lares.

Considerando que os apartamentos estão cada vez menores, uma saída para decorar salas pequenas é utilizar a integração dos ambientes, que está muito em alta. Outra dica para decorar uma sala pequena sem gastar muito é usar os espelhos que trazem uma sensação de amplitude. “Outra ideia é usar papel de parede, tapetes, uma boa cortina, adesivar ou pintar armários existentes, pois são também soluções acessíveis e ótimas maneiras de dar um up no ambiente”, ressalta.

Confira as dicas para decorar sala pequena em um espaço comercial

Atualmente, a qualidade no atendimento está cada dia mais em evidência. O ambiente comercial precisa ser acolhedor e passar segurança para o cliente, além de ser condizente com a proposta dos produtos. “Fazendo parte da fidelização do cliente e dos custos do produto está servir um bom café, almofadas para o conforto e até o marketing olfativo”, destaca. Além disso, nos espaços corporativos o uso de iluminação correta, que não canse, mobiliário ergonômico com todas as necessidades atendidas e bem organizadas no ambiente, melhoram a dinâmica de trabalho e deixam todos mais felizes e atuando de forma mais efetiva.

como-decorar-sala-comercial-pequena
Ambiente comercial cedido por ACM Interiores/Foto por Ana Bastos

Para a elaboração de um projeto de sala pequena em um espaço comercial ou sala de espera de um consultório, por exemplo, existe uma outra dinâmica, pois é um espaço que recebe muitas pessoas e que precisa ser confortável, mas sem perder a essência do profissional que trabalha ali, pois o nosso escritório acaba por ser um espelho de quem trabalha nele. “Então, além de criar um espaço funcional, o ideal é investir em uma decoração que também mostre sua personalidade”, destaca.

O acompanhamento do profissional de arquitetura nesse processo é essencial, pois é preciso parcimônia na hora de decorar, como por exemplo ao incluir prateleiras decorativas, pois deve-se tomar cuidado para não tornar o ambiente pesado. “A decoração passa um pouco da história das famílias, o valor afetivo está nesse ponto. Logo, temos sempre que tirar proveito da integração dos ambientes, tanto no comercial como no residencial”, finaliza.

Agora que você já sabe como decorar sala pequena, veja também os apps para testar cores na sua casa: http://www.grupofragnani.com.br/blog/apps-para-testar-paletas-de-cores-em-casa/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!