Confira dicas para decorar banheiro pequeno

Já faz algum tempo que se ter um banheiro sempre lindo e elegante deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade básica, pois trata-se de uma área que merece grande atenção sempre.  Quando se pensa na decoração de um banheiro pequeno o que vem sempre a mente é a parte de revestimentos e cores claras, pois é um ambiente que deve estar sempre impecável e limpo.

O banheiro é um ambiente que deve priorizar não apenas a estética, mas principalmente, a funcionalidade. Segundo Karla Patrícia Fernandes Teixeira, arquiteta da Norden Arquitetura (@nordenarquitetura), na hora de definir o material para decoração, o ponto mais importante a ser considerado é o próprio gosto do cliente. “A pessoa precisa estar satisfeita com o que está escolhendo e tem que ser do gosto de cada um”, destaca.

Outra questão é que na hora de escolher o material para revestimento de banheiro, deve-se optar não apenas por algo que está na moda, mas sim, por algo que seja atemporal, como revestimentos mais lisos ou branco. “Nesse caso, ela vai poder usar durante muitos anos, mas se a pessoa tem condições de trocar sempre, daí é uma escolha pessoal”, complementa.

 

Como escolher os materiais para decorar o seu banheiro


Na hora de decorar o seu banheiro, seja ele pequeno ou grande, é imprescindível contar com um profissional capacitado para elaborar um projeto de decoração adequado para cada necessidade. Além disso, outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de decorar o banheiro da sua casa ou apartamento é o tamanho deste espaço tão necessário para as pessoas, pois isso também vai influenciar nos materiais a serem utilizados e também no custo total do projeto.

Muitas pessoas preferem um toque mais rústico na decoração do banheiro, utilizando piso de madeira, por exemplo, que pode ser interessante por conta do conforto. Porém, é um material que não pode ser molhado e, por isso, uma opção é utilizar o porcelanato que imita a madeira e garante a beleza, sem a preocupação com a manutenção. “Daí escolhido o tipo de acabamento será definido também cores e texturas, o que vai muito do gosto e do projeto em geral para que seja feita uma composição que faça sentido tanto para a decoração quanto para o estilo de vida da pessoa”, aconselha.

A escolha da decoração de banheiro é algo muito pessoal, então é preciso estar muito ciente das próprias preferências e particularidades. Também é preciso ter atenção aos cuidados com a manutenção do banheiro pequeno, que deve ter ainda uma atenção redobrada. Por exemplo, papel de parede  no banheiro deve ter um cuidado específico para não estragar. “Tem que ser verificado também se a casa é própria ou alugada. Então, serão vários pontos a serem considerados e que vão dizer o que é melhor”, complementa.

 

Checklist: dicas de reforma e decoração de banheiro pequeno

  • Quando o banheiro possui um espaço limitado, a utilização de tons claros no revestimento do piso e nas paredes, ajuda a promover a amplitude do ambiente.
  • Revestimentos porcelanatos são excelentes para essa área molhável e garantem também a beleza do espaço.
  • Esse material é bem-vindo tanto em paredes quanto em pisos de áreas secas ou molhadas, pois garante uma enorme facilidade de instalação, manutenção e também na limpeza do dia a dia.
  • Algumas opções para revitalizar o banheiro pequeno é trocar a disposição dos componentes que fazem parte da decoração ou o uso de espelhos estrategicamente posicionados, tornando-o mais amplo e agradável, e facilitando o dia a dia de quem usufrui daquele espaço.
  • Por meio de mudanças simples como pintar a parede de uma cor diferente ou trocar os revestimentos e até mudar os objetos de decoração e móveis de lugar, já faz uma grande diferença e, com isso, é possível mudar totalmente o visual.
  • A reforma do banheiro também pode ser uma ótima alternativa na hora de decorar um banheiro pequeno, pois com algumas mudanças simples, o ambiente ganha outra vida. “A reforma do banheiro pode até parecer simples, mas exige um projeto bem preparado e um profissional qualificado para que a obra saia de acordo com o planejado e atenda todas as necessidades dos moradores”, orienta.

 

Quer saber mais sobre tipos de revestimentos? Acesse:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/revestimentos-escolha-o-ideal-para-sua-obra/