Do chão à parede: saiba como combinar os revestimentos cerâmicos em casa

15 ago 2022

Não há dúvidas: escolher os revestimentos para casa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Quando estamos definindo os acabamentos para um projeto de arquitetura e decoração, muitos atributos e características influenciam nessa decisão. É preciso, por exemplo, avaliar a resistência dos pisos, facilidade de manutenção e entender a indicação deles para determinados ambientes. 

Além disso, a questão estética também é muito relevante na hora de fazer essa escolha. Afinal, o mercado possui uma grande variedade de materiais, cores e texturas. Para te ajudar nessa missão tão importante, conversamos com a arquiteta urbanista Deborah Delphino, que nos deu algumas dicas de como combinar e harmonizar revestimentos cerâmicos em casa. Confira as orientações da especialista e acerte em cheio na composição dos ambientes.

Perfeitos para todos os ambientes

O primeiro passo para escolher o revestimento cerâmico ideal para a sua casa é entender que esse tipo de material vai bem em qualquer espaço. “Eles podem ser utilizados em todos os ambientes de uma casa, tanto na parte interna como externa”, explica Deborah. 

Por serem de fácil manutenção e com ótima durabilidade, esses produtos são uma escolha consciente para qualquer projeto. Eles podem ser utilizados no chão, nas paredes e, claro, nos detalhes, como em bancadas de banheiros e cozinhas. “Os revestimentos cerâmicos, quando bem aplicados e paginados, completam a beleza de uma boa obra arquitetônica”, destaca a arquiteta.

combinar-revestimento-ceramico-banheiro

Entenda os diferentes tipos de revestimentos 

Os revestimentos cerâmicos são muito variados. É possível encontrar um leque enorme de opções no mercado. Cores, texturas, tamanhos, tipos de acabamentos e muito mais. Por isso, antes de escolher algum para o seu projeto, é interessante que você explore essa diversidade e conheça mais sobre esse revestimento. 

Eles podem ser lisos, polidos, acetinados e foscos; podem ter aparência de granito, mármore, pedras rústicas e imitar tábuas de madeira, por exemplo. Para acertar na escolha, a recomendação de Deborah é: conte com a ajuda de um profissional capacitado. “Assim, será possível fazer as decisões certas pensando na integração dos espaços, definindo o melhor uso e efeito estético que se busca para cada ambiente”, acrescenta. 

combinar-revestimento-ceramico-area-externa

Predominância entre cores e texturas

De acordo com a arquiteta, a combinação de piso e parede deve ser feita com a predominância de uma cor, uma textura ou um desenho, buscando uma linha em comum entre os materiais. “Eles não precisam ser iguais, mas devem conversar entre si. O casamento deve ser perfeito para ficar bonito e com ar de bem-planejado, mesmo que para isso se gaste algum tempo para defini-los”, diz Deborah.

Especificamente sobre as cores, a recomendação da especialista vai nessa mesma linha de raciocínio. É importante que a frequência de cor e o tom sejam compatíveis entre as peças. “Por exemplo, quando falamos em marrons, há uma infinidade de tons mais ocres, mais pretos, mais cinzas e é nesse mais que devemos prestar atenção”.

combinar-revestimento-ceramico-banheiro-

Cuidado com a mistura de texturas

Na atualidade, a combinação de pisos e paredes não tem regras. O que vale é expressar a sua personalidade através do bom senso e da criatividade. No entanto, existe uma recomendação valiosa quando o assunto é a textura dos revestimentos: busque manter um padrão nos ambientes

Cuidado com as texturas rústicas! “A combinação deve ser pontuada pela característica do local a ser aplicado”, defende Deborah. Por exemplo, em áreas molhadas, procure padrões e texturas mais acetinados e menos rústicos. 

Já em áreas externas podem predominar rusticidade com tipologia mais pontuadas em materiais naturais, pedras, granitos e madeira. Em áreas íntimas e sociais, os revestimentos polidos ficam muito bem, com padrões lisos ou madeira e mármores.

E que tal agora você conferir algumas dicas de como combinar e acertar na decoração de banheiros utilizando revestimentos cerâmicos? Acesse: Cerâmica para banheiro: dicas de como combinar e acertar na decoração – Grupo Fragnani

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!