Como aplicar treinamento de vendas para os colaboradores?

 

O acesso à informação está a um clique e tem sido cada dia mais comum o cliente, antes e durante o momento da compra, realizar pesquisas pelo seu celular para ter mais detalhes do que precisa e busca. Por isso é tão importante que o vendedor da loja esteja sempre preparados.

O treinamento de vendas é essencial para as lojas de materiais, pois visa a capacitação e desenvolvimento tanto técnico quanto comportamental da equipe de vendas, de modo a fornecer conhecimento prático sobre novas ferramentas e metodologias a fim de promover a assertividade, desde o contato inicial até o fechamento da venda.

Ter uma equipe de vendas preparada para o atendimento se tornou um diferencial competitivo às empresas que vai além de atender bem com um sorriso, isto é, proporcionar uma experiência de compras ao cliente que supere suas expectativas. Investir na contratação e capacitação contínua do time de vendas com foco na personalização para um atendimento consultivo tem que fazer parte das estratégias do negócio para fidelizar clientes.

 

Comportamento e capacitação do vendedor da loja de materiais

Para Cristiane Andrade, pedagoga, pós-graduada em gestão de recursos humanos, com MBA em gestão empresarial e fundadora da e-Criarh Soluções em gestão de pessoas, consultoria parceira do Sincomavi-SP, o conhecimento é perecível e precisa ser uma prática contínua porque sempre novos produtos e serviços estão sendo oferecidos e lançados no mercado, mas o atendimento vai além da parte técnica.

 

“Investir em técnicas de abordagem, estratégias de vendas, de acordo com seu negócio, conhecer os processos operacionais internos da empresa que impactam no processo são essenciais para que se atinja a qualidade”, ressalta.

Ainda de acordo com ela, o encantamento é o principal fator para muitos clientes na decisão de compra e ter uma equipe com carisma, simpatia e que quer atender os clientes faz total diferença para assim proporcionar a melhor experiência de compra. Por isso, contratar o profissional com perfil para atendimento é mais assertivo para se atingir o resultado.

O papel do gestor de loja no treinamento e sucesso de vendas

 

Geralmente é o cliente que determina o sucesso do seu negócio e o vendedor tem um papel essencial para criar a conexão com a marca da sua empresa durante o atendimento. Por isso, oferecer um atendimento humanizado no PDV, olho no olho, simpatia, sorriso, escuta ativa para ouvir, identificar a “dor” do cliente e oferecer a melhor solução que ele precisa é o que gera a venda e que fortalece a sua marca.

Para José Venâncio Junior, consultor de Negócios do Sebrae-SP, qualquer empresário do ramo do varejo precisa treinar as pessoas que fazem parte da equipe de vendas, pois sem treinamento cada funcionário vai fazer da maneira que ele entende e nem sempre essa é a melhor solução. Por isso, é importante que o gestor realize treinamentos semanais tanto para conhecimento de produtos quanto para o melhor atendimento do público.

“Quando eu falo em treinamento, não é aquele que demanda enviar para treinamento externo, e sim, ele próprio, o dono do negócio trazer o entendimento do que ele espera de resultado”, ressalta. Outro ponto essencial é alinhar com os seus colaboradores como as coisas devem ser feitas para evitar divergências. “Se cada um faz do seu jeito, talvez não seja do jeito que o dono quer, então, isso precisa ser alinhado para o bom entendimento do negócio”, complementa.

 

A LGPD é uma lei que impacta todos os tipos de negócios. Confira como se preparar sendo um lojista de materiais de construção: https://landing.grupofragnani.com.br/implementacao-da-lgpd-no-varejo