Como montar ou abrir uma loja de material de construção?

13 out 2022

 

Quem pretende montar uma loja de material de construção, além de certa experiência ou conhecimento sobre o segmento, precisa também conhecer alguns outros pontos, como contabilidade, documentação, alvarás, fornecedores para a compra de produtos, marketing e contratação de funcionários para estar preparado para ter sucesso na empreitada. 

Para abrir uma loja de material de construção, o primeiro passo que o empreendedor precisa se atentar é com relação ao seu registro de forma  individual que siga um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empresário neste processo que, muitas vezes, pode ser burocrático.

Além disso, o dono da loja deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. Leia mais sobre este assunto nas publicações do Sebrae: Caderno do empreendedor individual e o Microempreendedor individual.

Pontos importantes na hora de abrir uma loja de materiais

Outro ponto importante para quem pretende abrir uma loja de materiais de construção é com relação à contratação de bons fornecedores, pois neste tipo de comércio, existem várias formas de comprar, passando pela aquisição direta de produtos de fábricas, de distribuidores ou até mesmo de atacadistas.

O empreendedor da loja de materiais de construção deve observar que, com o passar do tempo, os fornecedores baterão à sua porta oferecendo uma variedade maior de produtos e novidades, cabendo-lhe fazer as escolhas mais adequadas ao seu negócio. Sempre observando seu estoque mínimo, a qualidade dos produtos e a oferta de mercadoria adequada ao seu público alvo.

Já quando falamos com relação à contratação de profissionais, o número de funcionários está diretamente relacionado ao porte do empreendimento. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe reduzida.

Contratação de funcionários para a loja de materiais

De acordo com o Raul Goulart, do canal Vivendo de Loja, a contratação de funcionários é um grande desafio, só que é importante entender a necessidade de se adaptar. Por isso, é fundamental ter em mente que a escolha dos colaboradores que trabalharão no seu negócio precisa ser feita com cuidado e também com muita responsabilidade, afinal, são estes profissionais que atenderão os clientes da nova loja de materiais e devem fazer com que eles retornem ou não.  

De acordo com empreendedores do ramo é possível começar com a contratação de apenas três pessoas, conforme sugestão a seguir, devendo-se ajustar este quadro para todo o período em que a loja estiver aberta:

  • Administrador ou gerente: essa função, normalmente, é exercida pelo próprio dono, principalmente em lojas de bairro. Entre as principais capacidades exigidas, estão ter noções de gestão empresarial e de pessoas, ter raciocínio lógico e crítico, bem como capacidade para lidar com imprevistos.
  • Vendedor: o recomendado é que sejam contratados no mínimo 2 funcionários, que precisam ter habilidade de relacionamento interpessoal e de negociação, conhecimento dos produtos, além de proatividade, carisma, cortesia e educação com os clientes e colegas, e inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.
  • Caixa: esse cargo exige ética, honestidade, raciocínio lógico, além de cortesia e educação com clientes e colegas. Esta função costuma ser intercalada com a de gerente e é um cargo de extrema confiança.

Um ponto importante com relação a contratação de funcionários e, principalmente, com relação ao treinamento e motivação da equipe de vendas, é que quando o gestor não motiva e não treina os colaboradores da sua loja de materiais, ele acaba não criando o elo tão necessário entre gestor e equipe, que ajuda muito a bater as metas. “Ele até consegue no início, trazer alguma empolgação para a equipe de vendas, mas quando começam a surgir as primeiras dificuldades, rapidamente esse sentimento vira ao contrário e se torna desmotivação”, orienta.  

Agora que você já possui as orientações para abrir uma loja de materiais, baixe o e-book e invista no marketing: [Clique para baixar o material]

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!