Certificado de conformidade de produto: qual a sua importância?

29 ago 2022

Você sabe qual a importância do certificado de conformidade de produto?

Empresas que estão em conformidade com a certificação de produto se beneficiam disso, pois a certificação prova que a marca se compromete com requerimentos legais e ganha reputação, além de minimizar riscos. Ou seja, funciona como um selo de garantia.

Hoje em dia, em diversas categorias, existem inúmeras opções de produtos para os consumidores e, por isso, o certificado ajuda a saber se tal produto é confiável antes de adquiri-lo.

O que é um certificado de conformidade?

O certificado de conformidade é um documento exigido para comercializar produtos no Brasil. Ele garante que o produto possui pré-requisitos de segurança, funcionalidade e qualidade.

É como um selo de garantia para o consumidor saber que existe um padrão de qualidade do produto que ele está adquirindo.

Quem emite certificado de conformidade?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o órgão responsável por emitir o certificado de conformidade. Trata-se de uma autarquia federal brasileira, no formato de agência executiva, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.

Antes disso, porém, é preciso que o produto passe por algumas etapas. A primeira é a escolha de um Organismo Certificador de Produto (OCP), responsável pela avaliação do processo fabril, amostragem do produto para envio ao laboratório e análise de documentação.

O segundo passo é escolher um laboratório confiável que vai realizar os ensaios exigidos por normas para certificação do produto. Esse processo precisa ser feito de forma rigorosa e dentro dos protocolos estabelecidos.

O que é a certificação de um produto?

A certificação de produtos vai garantir que um produto pode ser comercializado no Brasil e até para outros lugares do mundo.

Para isso, o produto passa por etapas exigidas pelo Inmetro e outros órgãos internacionais, justamente a fim de garantir que a qualidade e segurança estejam viáveis.

Onde checar o certificado de conformidade do produto?

Para saber se o produto é certificado pelo Inmetro, existe uma maneira simples. Confira a seguir.

Primeiramente, você deve acessar o seguinte link: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/busca.asp para pesquisar pelas categorias Certificados, Produtos, Serviços, Empresas e Organismos Acreditados.

Depois, preencher com as informações que você tem acerca do produto ou empresa e, assim, descobrir se o produto está em conformidade.

No setor cerâmico, por exemplo, desde 2010, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), com apoio técnico do Centro Cerâmico do Brasil – CCB (organismo certificador acreditado pelo Inmetro e entidade gestora técnica do PSQ junto ao PBQP-H), é responsável pela implementação e manutenção do Programa Setorial da Qualidade – PSQ com o objetivo de criar mecanismos para combater a não conformidade na fabricação de placas cerâmicas para revestimentos. 

A Anfacer, como entidade setorial mantenedora do PSQ – Programa Setorial da Qualidade de Placa Cerâmica e Porcelanato, disponibiliza em seu site (anfacer.org.br/psq), a relação atualizada das empresas qualificadas/certificadas fornecedoras de Revestimentos Cerâmicos participantes do programa. 

 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!