Cerâmica para banheiro: dicas de como combinar e acertar na decoração

A escolha da cerâmica para banheiro da sua casa é uma ótima oportunidade para encher esse cômodo de personalidade, já que este é um local onde você passa tempo todos os dias para momentos de rotina e autocuidado. 

Como o banheiro é um espaço que deve transmitir claridade, limpeza e relaxamento, as cerâmicas coloridas são evitadas, a fim de evitar que as paredes ou o piso fiquem com “muita informação”. Mas sabia que, mesmo assim, é possível usar pastilhas coloridas e manter um estilo neutro?

É isso que você vai ver neste artigo em que vamos apresentar algumas dicas básicas de decoração, para você investir nas cores que deseja para o seu banheiro e ainda manter a tranquilidade do ambiente. 

As combinações de cerâmica para banheiro sobre as quais vamos falar podem ser encontradas aqui

Cerâmica para banheiro: como combinar cores de forma correta? 

As cerâmicas para banheiro são ideais para o revestimento desse cômodo, porque são fortes e resistentes à umidade e ao escorregamento. Vale lembrar da importância de verificar a indicação de uso recomendada pelo fabricante. 

Elas apresentam várias opções de cores, mas como seu material reflete bastante luz, é comum que algumas cores fiquem vivas demais ou não fiquem em harmonia com o visual clean que, no geral, é desejado para os banheiros e lavabos.  

Mas se você quer sair do comum e ir além dos tons neutros, pode seguir estas dicas simples para usar opções mais coloridas e não errar nas combinações:

  • Dê preferência às cores que podem ser encontradas na natureza, pois elas combinam entre si e trazem harmonia ao ambiente. Com elas, você pode variar entre os tons mais frios aos mais vívidos e criar combinações surpreendentes;
  • Use cores mais sóbrias para cobrir áreas amplas e cores mais marcantes apenas em pontos específicos que queira destacar; 
  • Lembre-se que azul, coral, lavanda e esmeralda também são cores que podem ser encontradas na natureza, ou seja, você pode variar bastante.

Como utilizar pastilhas coloridas em banheiros neutros?

Se você pesquisar por “cerâmicas para banheiros modernos” no Pinterest vai ver que as cores estão cada vez mais presentes neste cômodo. Então, como adicionar este toque de modernidade mantendo o estilo neutro? 

Lembre-se da dica do tópico anterior para usar as cores mais vívidas e dar destaque apenas a pontos específicos. Essas pequenas áreas podem ser bordas ou espaços em que você pode adicionar um mix entre tons pastéis das cores que são tendência, como: azul, menta, madeira, rosa vintage, e combiná-las com preto e branco. 

Usar as pastilhas coloridas apenas em pequenas áreas garante um toque minimalista e contemporâneo para o seu banheiro. 

Como utilizar o contraste do piso e parede ao seu favor?

O contraste entre piso e parede é decisivo para harmonia da combinação de cerâmica para banheiro. Por isso, o piso não pode ser negligenciado. 

Ele oferece a base para todo o design de cores do seu cômodo, portanto o ideal é escolher cores que o mantenham claro e arejado, assim você pode adicionar mais cores às paredes. Dessa forma, o contraste do piso com a parede não provoca aquele efeito de “muita informação” que ninguém quer. 

Encontre as cerâmicas ideais para fazer a decoração para o seu banheiro aqui