Cerâmica: como combinar com decorações amadeiradas

A cerâmica, do grego “argila queimada”, se refere à técnica de produção de objetos com a argila como matéria-prima. Um exemplo são os revestimentos cerâmicos, que podem compor pisos, paredes, escadas, bancadas e muito mais. 

Tanto a cerâmica quanto as decorações amadeiradas (móveis, papéis de paredes, objetos de decoração) são fortes tendências de decorações pelo mundo todo, e é essencial saber como combiná-las.

Assim, você garante que sua casa ou escritório tenha uma decoração harmoniosa e elegante como sempre desejou. Leia este artigo para entender como tirar o melhor proveito dessas tendências!

Quais são os principais tipos de cerâmica?

 

Cerâmica comum

A cerâmica comum é conhecida por sua grande variedade de texturas, cores e estampas.

Composta de argilas e rochas, ela se destaca por sua durabilidade, fácil manutenção e ótimo custo-benefício.

 

Porcelanato

Uma mistura de argilas e diferentes minerais, como: cálcio, feldspato, caulim e talco;

o porcelanato quase não absorve água, sendo extremamente resistente e com várias possibilidades de acabamentos, formatos e cores. 

Outra grande vantagem do revestimento de porcelanato é a resistência térmica, já que seu processo de fabricação passa por temperaturas de queima de até 1.200 ºC. Além disso, tem grande resistência mecânica, sendo um material de maior durabilidade.

Ele costuma ser utilizado em paredes e pisos de diferentes ambientes, mas é essencial lembrar que existem porcelanatos específicos para alguns locais, como os antiderrapantes, geralmente utilizados em pisos para piscinas. 

 

Relevos com aspecto 3D

Indicados para decorar paredes de halls, fachadas e salas, a cerâmica de relevo com aspecto 3D dão um forte destaque para o ambiente devido ao aumento de volume do local, que passa a impressão de 3D.

 

Pastilhas

As pastilhas de cerâmica são utilizadas no mundo todo para destacar uma área específica do ambiente, como fachadas, cozinhas, banheiros, cabeceiras de cama e piscinas. Elas podem ser feitas de cerâmica, vidro, metal e pedra.

 

Quais são as decorações amadeiradas mais utilizadas?

As decorações amadeiradas podem ser utilizadas para causar diferentes sensações. Tudo depende do estilo de decoração que você quer aplicar no ambiente.

Para criar um ambiente neutro, por exemplo, a madeira deve ser utilizada em um local com cores neutras, como uma parede bege com um piso de madeira, ou móveis de madeira combinados com um piso pastel. 

Se seu objetivo é criar um ambiente rústico, móveis como as cadeiras e mesas podem ser de madeira, enquanto a parede pode ser feita com cerâmica de relevo 3D.

Também é possível criar ambientes coloridos, com móveis de madeira e paredes com cores fortes como amarelo, vermelho ou azul, combinados com peças de decoração mais simples.

Independentemente de qual é o seu estilo, é fundamental lembrar que os detalhes da sua decoração precisam estar em sintonia. Logo, é necessário que as decorações amadeiradas combinem com a paleta de cor do local.

 

 

Como combinar a cerâmica com as decorações amadeiradas?

Use cerâmicas que imitam madeira

Ao longo do conteúdo, você viu que a cerâmica pode ser utilizada de diferentes formas: pastilhas, porcelanatos, relevo 3D, entre outros. Também há estilos de cerâmica que imitam a madeira.

Você pode utilizar esse tipo de cerâmica para o piso da sua casa, ou até mesmo nas paredes, bancadas e churrasqueiras. Não há limites para sua imaginação e a decoração do ambiente!

 


 

Aposte nos detalhes e objetos de decoração

A cerâmica e a madeira não precisam ser utilizadas apenas em móveis, paredes e pisos. Elas podem ser combinadas em objetos de decoração como uma prateleira de madeira com vasos de cerâmica para plantas.

Um móvel de madeira, como uma cadeira, pode estar posicionado ao longo de uma parede de porcelanato de tom pastel. Essa é uma ótima combinação para quem busca um ambiente relaxante, que dá destaque para os móveis.

 

 

Cerâmica de parede 3D na parede com decorações amadeiradas 

Outra excelente forma de combinar a cerâmica com decorações amadeiradas é optar por um parede de relevos 3D de sua preferência, acompanhada por um piso de madeira ou móveis de madeira. 

Nesse estilo, o foco da decoração são os detalhes da parede, enquanto a madeira traz uma neutralidade para o ambiente e uma sensação de elegância que combina perfeitamente com a cerâmica. 

Neste artigo, você aprendeu quais são os principais tipos de cerâmica, como as decorações amadeiradas são utilizadas e a melhor forma de combinar esses estilos. 

 

Confira os modelos em nosso site!