Cantinho zen: como criar um espaço de relaxamento

07 jul 2022

Em tempos tão difíceis como os que vivemos, ter um momento para refletir em um cantinho individual de paz na sua casa faz toda a diferença. A palavra “zen” é sinônimo no mundo moderno de desaceleração, paz e tranquilidade, e é fundamental para quebrar o ritmo acelerado do dia a dia e nos colocar para refletir e descansar.

Para Erika de Oliveira, Designer de Interiores e Owner da EOliveira Design, na hora de montar um cantinho zen, independente se será em casa ou em um apartamento, é importante ter em mente que ele é um espaço que reservamos para um momento nosso. “Pode ser um cantinho de leitura, para ouvir música, relaxar e meditar. Um local para se conectar consigo mesmo”, destaca.

como-criar-um-cantinho-zen-na-sua-casa

Cores e iluminação para o cantinho zen

As cores e os materiais influenciam muito os nossos sentidos. Para um cantinho zen, busque cores neutras, invista na madeira, que por sua característica térmica refletindo calor, trará um ambiente de muito aconchego.  Na iluminação artificial, escolha luzes baixas com temperaturas quentes, entre 2700 e 3000 k para um melhor relaxamento. “Não existe diferença também se esse espaço particular será realizado em uma casa ou apartamento, o que pode agregar é o tamanho do espaço e a iluminação natural. Mas em ambas, é possível ter esse espaço reservado”, ressalta.

Outro detalhe importante a ser considerado é a utilização de cores para tornar esse ambiente leve, pois sabe-se que as cores acabam influenciando diretamente nas nossas emoções.  Para criar um cantinho zen não existe a necessidade, mas, se o objetivo é reservar um cômodo inteiro para que ele seja o seu cantinho da meditação, é sempre uma boa ideia buscar tendências e referências de cores utilizadas no Pinterest, por exemplo, além de pesquisar quais são as emoções atreladas a cada cor que será usada nas paredes. Geralmente tons de azul e verde trazem sensações de leveza e relaxamento.

 

Porcelanato ideal para o Cantinho zen

Ainda, segundo a designer, não precisa de muito para montar o seu espaço zen, pois menos é mais. “É legal ter em mente o que você busca. Investir nos objetos necessários para a atividade desejada”, orienta. Separe um local, não precisa ser amplo, mas que seja funcional, e dê preferência para uma iluminação natural.

Além disso, a escolha dos revestimentos também deve ser levada em consideração na hora de montar o seu cantinho zen, afinal, esta é uma parte essencial, que vai proporcionar segurança e conforto térmico ao seu ambiente, além de beleza, pois existem diversos tipos com formatos e cores variadas. Vale ressaltar que o clima do ambiente fica muito mais leve e acolhedor quando optamos por elementos naturais, como pedras ou porcelanato que imita madeira.

cores-revestimentos-para-cantinho-zen

Dicas para montar um espaço zen sem gastar muito

É importante conhecer o seu estilo, gostos, características pessoais e atividade que busca para este momento, para que estejam presentes nesse espaço. Vale destacar que não existe uma regra que determine em qual local deve ser realizada a montagem. Tem pessoas que querem um local mais reservado e outras que gostam de integrados, onde conseguem se conectar com os demais ambientes.

cantinho-good-vibes-com-revestimento-tecnogres

“A maior importância em qualquer ambiente é a nossa identidade. É através dela que nos reconhecemos e nos encontramos”, ressalta. Confira o checklist abaixo com alguns elementos que fazem toda a diferença na hora de montar um cantinho zen:

  • Plantas;
  • Cristais;
  • Jardim zen;
  • Iluminação;
  • Cores leves;
  • Fonte de água;
  • Sino de vento;

Aposte em detalhes na decoração, como quadros, tapetes e adornos. Muitas pessoas costumam utilizar algumas técnicas do Feng Shui para tornar esse espaço ainda mais preparado e receptivo às boas vibrações. E não se esqueça de incluir as plantas na sua decoração do cantinho zen. Um toque da natureza é sempre bem-vindo, pois transmite uma sensação de paz e, ao mesmo tempo, recarrega as energias. “Para pessoas que possuem animais em casa, é importante atentar-se para os tipos de plantas que não sejam tóxicas aos bichinhos”, alerta.

 

Agora que você já sabe como montar o cantinho zen, veja como montar o espaço do café:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/dicas-para-montar-o-espaco-do-cafe-dos-sonhos/ 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!