Automação residencial: como proteger a sua casa ou apartamento

31 ago 2022

Você já ouviu falar em automação residencial? Ela funciona através de ferramentas que podem auxiliar tanto na realização de tarefas à distância quanto no uso de tecnologias para melhorar a vida e o dia a dia gerando mais comodidade aos usuários. 

Por exemplo, com um projeto de automação, o cliente pode, antes mesmo de chegar em sua residência, ligar o ar-condicionado, a televisão, controlar a iluminação, e executar várias outras tarefas através de dispositivos móveis conectados à internet.

automacao-para-residencias

A automação pode estar presente em diversas áreas, tanto na parte residencial, que demandam cada vez mais maior segurança de seus moradores, mas também pode estar presente em ambientes comerciais, auxiliando a tornar a loja ou comércio mais funcional. 

Vantagens da automação residencial para condomínios e residências

De acordo com o professor Alexandre Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), algumas das opções são a utilização dos sistemas de alarme e monitoramento ou até mesmo no controle de acesso por biometria ou radiofrequência (RFID, do inglês “Radio-Frequency IDentification“), que já é utilizado em diversos condomínios residenciais.

“Entre as principais vantagens da utilização de um sistema de automação direcionado para residências, é que ele pode trazer alguns benefícios para que os moradores se sintam cada vez mais seguros em seus espaços”, ressalta. Além disso, a automação pode ser aplicada em diversas áreas, até mesmo para espaços comerciais. 

automacao-para-comercios-como-colocar

Para quem pensa que a automação residencial é algo supérfluo em um primeiro momento, pode parecer apenas algo feito pela comodidade de controlar diversos equipamentos e sistemas do imóvel através de um celular ou tablet. “Porém, pode ser mais do que isso. Por exemplo, ao sair do imóvel e alguma lâmpada ficar acesa, a possibilidade de controlar remotamente a iluminação significa não precisar gastar um tempo desnecessário para voltar para apagá-la, gerando assim uma maior economia de energia e, principalmente, de tempo”, destaca.

Automação residencial em casa: proteja a sua residência nas férias

De acordo com Ana Luiza Cardoso Vieira, gerente de segmento da Intelbras, principalmente nos locais que possam utilizar dispositivos de casa inteligente, todas as soluções que fazem parte do universo da Internet das Coisas (IoT) são de grande apoio para os moradores. “Atualmente, com a tecnologia, é possível contar com tecnologias e produtos cada vez mais acessíveis e práticos, que podem ser instalados sem grandes prejuízos ou aquele quebra-quebra das reformas, já que são bem fáceis de serem instalados e podem ser configurados sem maiores impedimentos via smartphones ou assistentes de voz, como Google e Alexa”, conta.

  • Iluminação inteligente;
  • Vigilância por vídeo e câmeras;
  • Liberação de acesso a distância;
  • Detecção de fumaça e gás de cozinha;
  • Dispositivos de acesso ou fechaduras tecnológicas.

Ainda, segundo a especialista, uma excelente opção de automação residencial é utilizar a tecnologia para liberar o acesso remotamente e ter ainda mais praticidade na sua rotina, durante ou depois das férias, o usuário pode contar com fechaduras digitais inteligentes. “Só elas permitem saber quando a residência foi acessada e ainda geram senhas com horários predefinidos”, ressalta. Além disso, também é possível criar uma senha específica para algum funcionário que precise acessar o local, que ficará ativa apenas no período programado, proporcionando mais segurança e maior controle do acesso residencial.

Outra questão importante com relação à automação residencial é poder viajar ou sair de férias com a tranquilidade de saber que a sua casa está protegida. Além de evitar acidentes como incêndios. Com isso, a tecnologia tornou-se uma grande aliada na prevenção de algumas dessas questões residenciais. 

Como esses dispositivos de monitoramento se comunicam via Wi-Fi, é necessária a utilização de um hub de automação para seu funcionamento, que trabalha como o “cérebro” do sistema. A vantagem é que você pode adquirir separadamente os produtos e ir montando aos poucos o sistema de alarmes em sua casa. 

Confira também a tendência de revestimento 3D: https://www.grupofragnani.com.br/blog/revestimento-3d-por-que-se-tornou-uma-tendencia/ 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!