Aprenda a identificar o perfil dos clientes

Quando um cliente entra em uma loja de materiais de construção, nem sempre é possível entender de bate e pronto aquilo que ele busca e quais são os seus maiores desejos e necessidades, bem como a melhor forma de atendê-las. Afinal, para entregar as melhores soluções para os clientes, é fundamental que o lojista conheça o perfil de seus consumidores. Por isso, entender as peculiaridades de cada pessoa que frequenta a sua loja é fundamental para fazer vendas mais assertivas e, para isso, elaborar um perfil de cliente pode auxiliar e muito nessa tarefa.

Para Nina de Oliveira, psicóloga pela Unesp, especialista na gestão de pessoas e sócia-diretora da DNA Ideias e Soluções, consultoria parceira do Sincomavi-SP, no caso do desenvolvimento e aplicação de programas de formação para diferentes públicos e temas, para identificar o perfil de um consumidor, é preciso contar com uma boa observação: “algumas pistas a gente pode ter na própria loja, como quais produtos saem com regularidade e qual o cliente procura mais”, ressalta.

Existem alguns tipos muito comuns de perfis de clientes que costumam frequentar as lojas de materiais de construção. Entre eles, é possível considerar algumas características como: reservado ou falante; ser objetivo ou confuso; solteiro, casado ou divorciado; se ele é jovem ou mais velho; tipo de profissão; entre outros.

Então, observar o comportamento dos clientes na loja, percebendo quais são os dias que eles mais frequentam e se vão sozinhos ou com a família e, até mesmo, o tempo de permanência do cliente dentro da loja também é uma forma de ter uma pista do perfil do cliente.  “A loja é um local gostoso de se estar e ele demora ou ele só entra, pega e sai com o produto? Isso é uma forma de perceber”, complementa.

Além disso, é importante ter em mente também as necessidades e desejos do público consumidor e questionar o que é mais importante para ele na hora de comprar materiais de construção. Para entender o perfil do seu público, é necessário realizar uma pesquisa com os próprios clientes a fim de identificar informações básicas como idade, classe e poder aquisitivo, que também são dados relevantes para construir um perfil do seu público alvo.

 

Vantagens de um bom conhecimento do perfil do seu público

Quando você conhece o seu público, você consegue comprar melhor e buscar fornecedores que atendam a essa demanda com um preço de qualidade e, assim, oferecer benefícios para os clientes de forma a realizá-los através de serviços que facilitem o dia a dia desse consumidor. Muitas vezes, com uma pergunta básica, por exemplo: “o que você gostaria que essa loja tivesse e ela ainda não tem?”, explica.

Com esse questionamento, é possível criar novas formas de atender o público e até mesmo criar uma nova seção. “Por exemplo, algo com bastante busca ultimamente é a jardinagem e, se o seu espaço comporta isso, é possível trazer mais público em busca desse tipo de serviço”, complementa. Uma dica simples é colocar uma caixinha de sugestões na loja de materiais para entender quais são as necessidades do seu cliente.

Com um perfil de cliente já bem definido, é possível ter um indicador do que não pode faltar em sua loja. “Entender isso ajuda até mesmo na hora de comparar a concorrência, você sabe que não vai concorrer com o grande, pois sabe que não terá o mesmo sortimento”, aponta.  Outro fator essencial para entender quem é o seu público-alvo e como solucionar as suas questões é manter um bom relacionamento com o seu cliente e, para isso, desenvolver um vínculo entre o vendedor e o consumidor é muito importante para que ele sinta-se a vontade para pontuar os problemas e não apenas deixar de frequentar a loja sem um feedback. “Estar sempre atento às preocupações e questões relacionadas a vida do cliente é fundamental para que se crie esse tipo de relacionamento”, finaliza.

 

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