Conheça a importância dos aditivos para argamassa

Componente sempre presente em construções e reformas, a argamassa é um elemento multifuncional da construção, que tem como um dos seus papéis, fixar os elementos da alvenaria. Ela é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e água, que podem ser utilizados para assentamento de blocos e tijolos, também de pisos e azulejos cerâmicos e até acabamento de superfícies. Porém, para tirar o melhor proveito desse composto, é possível aplicar aditivos para argamassa e potencializar características específicas.

 

Os aditivos são produtos que possuem a função de modificar as propriedades do concreto e da argamassa, com o objetivo de atender à necessidade do profissional ao manusear essa mistura. “Eles são um componente adicional que acrescentam, potencializam, uma determinada qualidade que o produto já tem. Ou visa solucionar uma característica negativa do produto”, explica o arquiteto Caio Vinicius Corrêa.

 

Um exemplo que o arquiteto apresenta é que em determinadas obras, devido às condições do ambiente e do clima, o processo de endurecimento da massa pode ser lento, então, como agilizar esse processo? As respostas estão nos aditivos.

Aditivos para argamassa: como escolher

Ao avaliar o andamento da obra, é importante observar quais as necessidades que precisam ser atendidas na construção. Cada exigência vai demandar um tipo de aditivo diferente para potencializar a argamassa.

 

Aditivo colante

Aumenta a aderência da argamassa nas superfícies em que é aplicada. O arquiteto Corrêa destaca ainda que há um benefício a mais no uso do aditivo colante, que é evitar desperdício de material. Além de deixar a obra mais limpa, evitando detritos e reforçando a visão de uma obra bem-feita.

 

Aditivo plastificante

Ele aumenta a consistência e a facilidade no manuseio da argamassa. Resulta em uma resposta melhor na modelagem que o profissional deseja obter com o material. Ele ainda permite que o acabamento fique bem liso, excelente para áreas internas.

 

Aditivo impermeabilizante

Aumenta a proteção contra a umidade, ótima solução para a área externa ou que tem contato com o solo. Evita, assim, umidade e infiltração de água na argamassa. Outro benefício que o arquiteto destaca desse aditivo, é que ao ser utilizado como acabamento final, ele trabalha não somente a umidade, mas a questão da temperatura também.

 

Aditivo acelerador

Tem o objetivo de agilizar o processo de endurecimento da argamassa. Potencializando a característica de firmeza da argamassa. Uma dica que o arquiteto dá ao utilizar esse aditivo é usá-lo em lugares frios, em que o processo de endurecimento é prolongado.

Aditivo retardador

Ele aumenta o tempo de modelagem da argamassa. Uma ótima solução para trabalhar elementos que tenham muitos detalhes.

 

Os aditivos são produtos desenvolvidos para destacarem as características da argamassa durante e pós-aplicação. Melhoram a execução e o resultado final da mistura na obra. Otimizam a resistência, a aderência, a trabalhabilidade e o acabamento, além de reduzirem a permeabilidade.

 

Agora, você sabe que tipo de revestimento escolher para a sua obra? Confira no nosso guia exclusivo e gratuito as melhores opções: https://landing.grupofragnani.com.br/guia-do-revestimento.