Acerte na escolha do piso para o banheiro

Hoje, com a enorme variedade de revestimentos disponíveis no mercado, escolher o melhor piso para o banheiro acaba sendo uma tarefa não muito fácil. Diante de tantas opções, é normal que muitas pessoas acabem se sentindo perdidas… Você é uma delas?

Por isso, preparamos esse post: ao levar em consideração alguns pontos chaves e as dicas que separamos, você terá facilidade para escolher o revestimento mais adequado à sua casa e à sua família. Confira!

Banheiro In Out

Dicas para escolher o melhor piso para o banheiro


Cores neutras e claras

É claro que todos nós sonhamos com um banheiro enorme e repleto de luz natural, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Por isso é que também devemos prestar muita atenção na hora da escolha do revestimento de piso para o banheiro: revestimentos em tons muito escuros podem gerar a sensação indesejada de que o banheiro é pequeno e tem pouca luz. Assim, a melhor solução seria optar por cores claras ou neutras, criando a sensação de um ambiente maior e mais arejado.

Além disso, caso você queira dar um toque especial no banheiro da sua casa, já existem no mercado diversos revestimentos que imitam os mais variados tipos de mármore e texturas.

 

Leve em conta a decoração

Outra dica muito importante para escolhermos o revestimento é levar em consideração toda a decoração do ambiente: então, devemos optar por aqueles que combinem com os demais elementos do banheiro.

O ideal é que haja harmonia entre as cores dos armários, dos revestimentos de paredes, das louças e dos misturadores.

Por exemplo: para um banheiro onde as paredes são brancas, podemos escolher o revestimento de piso em um tom cinza claro, projetando os armários no mesmo tom de cinza do piso do banheiro. Isso fará com que tenhamos uma unidade visual e, consequentemente, deixará o ambiente mais aconchegante e confortável.

 

Porcelanato: a melhor escolha para banheiros

 

Existem diversos tipos de revestimentos para banheiros! São pastilhas, pisos vinílicos, cerâmica, cimento queimado e, claro, o nosso queridinho: o porcelanato.

Hoje, o porcelanato é, sem sombra de dúvidas, o revestimento mais utilizado para revestir banheiros, já que se destaca por possuir diversas características essenciais para um bom piso: ele é resistente a impactos, possui alta resistência a produtos abrasivos, é durável, tem fácil manutenção e é impermeável.

Além disso, é possível encontrar diversos tipos de porcelanato no mercado, desde os polidos e acetinados aos amadeirados – todos são encontrados em grande variedade de cores, texturas e tamanhos.

 

Porcelanato polido

O piso de banheiro feito de porcelanato polido chama atenção por conta do seu brilho, o que ajuda a valorizar o ambiente e sua decoração. Além de ser encontrado em diversas cores, tamanhos e formatos, ele também se destaca por sua fácil manutenção e limpeza, que é rápida e descomplicada.

Entretanto, justamente por causa da sua superfície lisa (que garante o brilho), ele acaba se tornando um piso de banheiro escorregadio quando molhado! Por isso, preste bastante atenção para evitá-lo em áreas úmidas: assim, o porcelanato polido não deve ser utilizado como piso na área do box, por exemplo.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado também apresenta grande variedade de cores e tamanhos; porém, tem menos brilho que o porcelanato polido, o que o torna mais resistente a riscos, e mais seguro, por não ser tão escorregadio. Dessa forma, ele pode ser utilizado como piso do seu banheiro, inclusive na área do box.

Porcelanato amadeirado

Banheiros com pisos amadeirados chamam a atenção pela beleza e pelo conforto que só a madeira traz. No entanto, madeira e água não combinam! Por se tratar de uma área molhada, a madeira como piso para o banheiro com o tempo irá estufar – e até mesmo apodrecer –, podendo causar grandes estragos.

Porém, se você não está preocupado em investir um pouquinho mais, existem porcelanatos no mercado que imitam os mais variados tipos de madeira – alguns deles são até texturizados, com ranhuras que imitam a madeira natural!

Esse tipo de porcelanato, além de lindíssimo quando usado para o piso do banheiro, apresenta grande resistência e tem fácil manutenção; por isso, é um dos queridinhos, quando o assunto é o melhor piso para banheiro.

 

Banheiro Incefra

Pense na segurança do cômodo 

Agora que você conhece os diferentes tipos de porcelanato existentes no mercado, é hora de pensar na segurança da sua família.

Como já comentamos, os porcelanatos polidos, por serem muito escorregadios, podem causar acidentes graves em áreas úmidas. Assim, se você tem crianças ou idosos em casa, o mais indicado é usar porcelanatos do tipo acetinado, ou porcelanatos antiderrapantes.

Os porcelanatos antiderrapantes possuem um acabamento mais áspero e com maior aderência, fazendo com que acidentes causados por possíveis escorregões sejam evitados.

Você terá um pouco mais de trabalho na limpeza desse ambiente, por conta do acabamento áspero; porém, na hora de escolher o piso para o banheiro, é importante ressaltar: segurança em primeiro lugar!

Acerte nas combinações

Na hora da escolha do melhor piso para o banheiro de sua residência, é interessante pensar em manter a unidade visual do ambiente. Como já abordamos em um post anterior, ela é fundamental para termos a sensação de aconchego, conforto e amplitude.

Então, opte por cores claras ou neutras, que combinem com as cores das paredes, das decorações e dos móveis de apoio.

Uma boa sugestão é escolher revestimentos mais neutros para pisos e paredes dos banheiros e, por outro lado, utilizar um revestimento de destaque na área do box – podendo ser um porcelanato amadeirado, pastilhas ou até mesmo um porcelanato com acabamento 3D.

Cuidados para manutenção do seu banheiro

Manter o seu banheiro limpo e organizado é essencial para uma boa qualidade de vida. Por isso, opte por revestimentos de fácil manutenção e limpeza.

O ideal é limparmos os revestimentos do box uma vez por mês, com produtos a base de cloro gel: isso evitará que, com o tempo, apareçam mofo e bolor nos rejuntes das paredes e do piso do banheiro.

Caso opte por porcelanatos polidos, lembre-se de não utilizar acessórios de limpeza muito abrasivos, como buchas e lãs de aço, pois causam riscos e avarias. Nesse tipo de porcelanato, apenas um pano e produtos convencionais de limpeza são suficientes.

Ah, não esqueça dos cantinhos! Os cantos dos banheiros, com o passar do tempo e com o uso diário do ambiente, formarão manchas e bolor. Sendo assim, é interessante fazer a limpeza e manutenção dos cantos ao menos uma vez por mês.

Agora que você já sabe quais pontos devem ser analisados na hora de escolher o melhor piso para o seu banheiro, que tal conferir a variedade de revestimentos disponíveis, com toda a qualidade INCEFRA?